Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCA SCARLET O'HARA ALVES SOBRINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA SCARLET O'HARA ALVES SOBRINHO
DATA: 06/09/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: O TRABALHO TERCEIRIZADO NA COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB – SUREG/TERESINA): um estudo sobre a percepção dos gestores e servidores.
PALAVRAS-CHAVES: Terceirização. Percepção. Gestores. Servidores. Companhia Nacional de Abastecimento.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Com o intuito de acompanhar as transformações do mundo do trabalho, a terceirização voltada para as atividades organizacionais ganhou impulso através das reformas na gestão que buscavam trazer esperança de melhorias na tomada de decisões e de serviços mais eficientes e responsivos. Nesta perspectiva, analisou-se o trabalho terceirizado a partir da percepção de gestores e servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) – Superintendência Regional do Piauí, em Teresina, com suporte em autores como Druck (2021), Alves (2017), Costa (2017) e Antunes (2009). Metodologicamente, o estudo classifica-se como descritivo e exploratório e abordagem qualitativa. Como procedimentos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. No total, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas, sendo 03 com gestores de terceirizados e 12 com servidores. Os dados foram analisados com o suporte do software Iramuteq e da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados revelaram os gestores e servidores da CONAB possuem a percepção de que os terceirizados são essências para o desempenho das atividades em geral, bem como, desempenham um trabalho de base que afeta diretamente no trabalho de todos. Reconhecem a importância de uma boa contratação e monitoramento constante para a garantia da qualidade do trabalho que é desempenhado pelos terceirizados. Além disso, preocupam-se, principalmente os gestores, com uma possível ocorrência de subordinação nas relações com os terceirizados que possam acarretar em processos trabalhistas futuros. As contribuições da pesquisa giram em torno do fortalecimento da ampliação do valor da força de trabalho do terceirizado piauiense.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS - UECE
Presidente - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Interno - 1167679 - MARCO AURELIO LUSTOSA CAMINHA
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 08:58