Banca de DEFESA: MARIA RIBEIRO DE MELLO REBELLO

DISCENTE: MARIA RIBEIRO DE MELLO REBELLO
DATA: 17/10/2020
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DOS ATIVOS INTANGÍVEIS E ELABORAÇÃO DE MANUAL PARA LANÇAMENTO DE ALIMENTO FUNCIONAL NO MERCADO
PALAVRAS-CHAVES: pão de queijo; feijão-caupi; transferência de tecnologia; prospecção; marca.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Tecnologia e Inovação

O objetivo deste trabalho foi elaborar um e-book com um protocolo sistematizado para lançamento de alimento funcional no mercado. O pão de queijo é um produto brasileiro, consumido em todo território nacional. O acréscimo de leguminosas a alguns produtos, e o consumo desses, ajudam na ingestão de nutrientes e em uma dieta saudável. O feijão-caupi, também conhecido por feijão-de-corda ou feijão-macassar, é um dos principais integrantes da dieta alimentar das regiões norte e nordeste do Brasil, além de ser uma excelente fonte de proteínas e apresentar todos os aminoácidos essenciais, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras dietéticas, baixa quantidade de gordura e não conter colesterol. O pão de queijo adicionado de farinha de feijão-caupi biofortificado foi desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e o estudo concluiu que o feijão-caupi é uma opção viável para melhorar o valor nutritivo de alimentos de panificação, como o pão de queijo. A UFPI depositou dois pedidos nacionais de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI do produto mencionado. No trabalho, constam os resultados da prospecção tecnológica realizada nas seguintes bases de dados: Orbit Intelligence (ORBIT, 2020), United States Patent and Trademark Office (USPTO, 2020) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI, 2020). Foram realizadas, ainda, buscas por artigos científicos nas bases da Web of Science (2020) e Scopus (2020), além de busca de anterioridade da marca sugerida na base de dados do INPI. Mapeou-se as proteções intelectuais necessárias para introduzir o produto no mercado e analisou-se esses ativos intangíveis. As universidades brasileiras são grandes centros de pesquisa, mas a interação dessas com o mercado ainda é insuficiente. Nesse processo a transferência de tecnologia é imprescindível, pois somente através deste é possível o intercâmbio de informações e tecnologia. Para facilitar esse processo foram elaborados o modelo de negócio, o plano de negócios, a logo, definidas as possíveis formas de transferência de tecnologia. Foi requerido o protocolo do registro da marca. O e-book contempla os seguintes tópicos: produto, modelo de negócio, plano de negócio, marca, aspectos contábeis, transferência de tecnologia. Concluiu-se, portanto, que o pão de queijo adicionado de farinha de feijão-caupi é um produto viável para comercialização e o protocolo sistematizado foi elaborado. Tendo, inclusive, aprovação em edital como produto inovador e, com isso, obtenção de apoio financeiro. Para submissão no edital foram utilizadas informações definidas neste trabalho.

Externo à Instituição - GLORIA MARIA MARINHO SILVA - IFCE
Externo à Instituição - LUIZA HELENA MELLER DA SILVA - UFPA
Interno - 1167321 - MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO