Banca de DEFESA: RODOLFO FRANCISCO PAZ FREIRE

DISCENTE: RODOLFO FRANCISCO PAZ FREIRE
DATA: 31/03/2022
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM GUIA PARA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INICIAIS EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Guia; Aprendizagem baseada em projetos; Cursos Técnicos
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma das modalidades de ensino existentes no Brasil dedicada à formação profissional e social de indivíduos. Seu objetivo requer uma aprendizagem significativa e contextualizada, que favoreça a construção do conhecimento, o desenvolvimento cognitivo e intelectual, a resolução de problemas e a condução de projetos em diversos segmentos produtivos. Porém, esse cenário nem sempre é visto nas escolas e instituições educacionais do país, onde convive-se com o ensino tradicional fortemente marcado pela verbalização, memorização e passividade dos alunos. Logo, pode-se afirmar que a EPT deve estar distante do tradicionalismo e uma das alternativas para isso são as metodologias ativas. Dentre elas, a Aprendizagem baseada em projetos (ABP) incorpora, em suas atividades, problemas reais, importantes para os alunos e para a sociedade, favorecendo a autonomia e a motivação dos participantes. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um guia que auxilia a utilização da Aprendizagem baseada em projetos em experiências iniciais na EPT, em especial, em cursos técnicos de nível médio. A metodologia utilizada foi a triangulação de métodos, constituída por um levantamento bibliográfico, um mapeamento sistemático e o processo de construção/validação do guia. O levantamento bibliográfico, realizado de forma assistemática e exploratória, gerou o referencial teórico para o trabalho. O mapeamento sistemático objetivou a identificação/caracterização das experiências de uso da ABP no ambiente educacional, em relatos publicados entre os anos 2011 e 2020. Após sua execução, constatouse o uso da ABP em diversos contextos, apoiada por várias ferramentas, com benefícios e dificuldades para professores e alunos. A proposta de criação de um guia foi concretizada, adaptando-se a ABP aos cursos técnicos de nível médio, dadas as exigências curriculares do desenvolvimento de habilidades e competências. Validou-se o material produzido através de uma adaptação do instrumento MAEP (Método ergopedagógico interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados), com a participação de professores que ministram ou ministraram disciplinas em cursos técnicos de nível médio. Segundo a análise da amostra, o guia apresentou relevância e pôde ser classificado como excelente, por meio da métrica estabelecida em CEELTES (Comprehensive Evaluation of Electronic Learning Tools and Educational Software - Avaliação Compreensiva de Ferramentas Eletrônicas de Aprendizagem e Software Educacional). Espera-se que as contribuições obtidas possam fortalecer o uso ABP em ambientes tradicionais de ensino, cooperando para sua transformação através de metodologias ativas.

Externo à Instituição - GUSTAVO ROBERTO VILLAS BOAS - UFOB
Interno - 434.977.053-49 - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UESPI
Externo à Instituição - JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO - UFPB
Presidente - 279.609.728-50 - THIAGO CARVALHO DE SOUSA - IFPI