Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO VENICIÚS SANTANA GUALBERTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO VENICIÚS SANTANA GUALBERTO
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Auditório II do prédio da Pós-Graduação do CPCE
TÍTULO: Assinatura magnética do solo e sua mineralogia no Cerrado Brasileiro: Particularidades de solos arenosos do estado do Piauí.
PALAVRAS-CHAVES: Pedogênese; Goethita, Xantização, Rubefação, Solos tropicais, Latossolo, Grupo Balsas.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos

A suscetibilidade magnética em baixa frequência (χlf) é um atributo frequentemente usada para estudar solos derivados de rochas ígneas, porém tem sido negligenciada em solos derivados de rochas sedimentares. Diante disso, objetivou-se com esta pesquisa, caracterizar a suscetibilidade magnética e mineralogia da fração argila de perfis de solos arenosos do Cerrado Piauiense, identificar a provável fonte desse magnetismo e avaliar a capacidade deste atributo de indicar processos de formação do solo relevantes para o ambiente estudado. Para isso, foram estudados 5 perfis de Latossolos de textura arenosa, representativos do Cerrado Piauiense. Em cada um, foi realizado a descrição morfológica e amostragem em horizontes para análises físicas, químicas, mineralógicas e leitura de χlf. Os dados foram analisados por análises de correlação de Pearson e regressões lineares. Os resultados mostram que a χlf varia de 0,006 a 0,440 × 10−8 m3 kg−1. Apesar da fração areia possuir contribuição na χlf (R2 = 0,848), a goethita, que é o óxido de ferro dominante nos solos estudados, é a principal fonte de χlf (R2 = 0,877). Em resposta à variação da χlf e de sua correlação com os atributos do solo, é possível afirmar que a xantização e a rubefação são dois processos de formação específicos relevantes para a formação dos solos estudados. Conclui-se que solos arenosos do Cerrado Piauiense apresentam baixa expressão magnética. O magnetismo nestes solos é derivado especialmente da goethita. A χlf indica os processos específicos mais relevantes para a formação destes solos são xantização e a rubefação.

Presidente - 1081793 - RONNY SOBREIRA BARBOSA
Interno - 2100352 - CACIO LUIZ BOECHAT
Interno - 2232167 - YURI JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2261234 - JOSE WELLINGTON BATISTA LOPES