Banca de QUALIFICAÇÃO: GILVANA DA SILVA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVANA DA SILVA RIBEIRO
DATA: 15/06/2023
LOCAL: Bom Jesus - Piauí - UFPI - Goolge Meet - https://meet.google.com/vsz-okrk-aju
TÍTULO: Efeito do Silício na Interação entre Vigna unguiculata e Bemisia tabaci : Uma Abordagem para Compreender os Efeitos Protetores e Regulatórios
PALAVRAS-CHAVES: Silício; Vigna unguiculata; não-preferência; mosca-branca
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
As plantas em geral, quando atacadas por insetos desenvolvem diversos mecanismos de resistência, produzindo compostos secundários que atuam como defesa ao estresse biótico. O silício, embora não seja um elemento essencial, possui diversos efeitos benéficos às plantas, como a produção de enzimas antioxidantes contra espécies reativas de oxigênio (EROs) desencadeando outros benefícios como o aumento no teor de clorofila, integridade mecânica dos tecidos que auxiliam na resistência ao estresse mecânico e entre outros. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito do silício na interação inseto-planta de Vigna unguiculata à Bemisia tabaci a fim de caracterizar o comportamento e desenvolvimento biológico do inseto pelos testes de antibiose e antixenose, e avaliar os parâmetros bioquímicos e fisiológicos de V. unguiculata sob herbivoria. Os insetos que serão utilizados foram coletados em lavouras de tomate, e a população de mosca-branca foi mantida em plantas de couve-folha. Serão avaliados quatro tratamentos com cinco repetições. Para determinar a atratividade da B. tabaci, inicialmente, será realizado um bioensaio com chance de escolha com todos os tratamentos, avaliando-se a preferência para pouso e oviposição dos adultos e colonização por ninfas. Posteriormente, será conduzido o bioensaio sem chance de escolha, onde será avaliado o número de adultos, ovos e ninfas de mosca-branca e no bioensaio de antibiose serão avaliados alguns parâmetros biológicos como viabilidade dos ovos, período de incubação, período ninfal, período de desenvolvimento de ovo a adulto. De posse desses experimentos, espera-se que o feijão adubado com silício, seja menos atrativo à mosca-branca e interfira negativamente no seu desenvolvimento. Os dados serão submetidos a análise de variância (ANOVA), utilizando o teste F e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (α = 5%), utilizando o software estatístico Statistical Analysis System (SAS University Edition, 2015).

Externo à Instituição - ALEXANDRE IGOR AZEVEDO PEREIRA - IFG
Externo ao Programa - 2499607 - JAQUELINE ZANON DE MOURA
Presidente - 1494669 - LUCIANA BARBOZA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/06/2023 10:50