Banca de QUALIFICAÇÃO: DOZE BATISTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOZE BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO: ELEVADAS DOSES DE CALCÁRIO E GESSO EM ÁREAS DE ABERTURA COM SOJA NO CERRADO NORDESTINO, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Glycine max; correção do solo; fertilidade do solo; neutralização do alumínio
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Fertilidade do Solo e Adubação

O solo ácido é um fator limitante para a produtividade devido à presença de íons tóxicos de hidrogênio e alumínio, além dos baixos níveis de saturação por bases e fósforo. A combinação de calcário e gesso tem o potencial de mitigar a toxicidade do alumínio e fornecer nutrientes como cálcio, magnésio e enxofre, o que melhora a exploração das raízes e a resistência das plantas ao estresse, mesmo em áreas de primeiro ano de cultivo.  Este experimento foi conduzido  com o objetivo de avaliar o efeito de doses elevadas de calcário e gesso nas propriedades químicas do solo, no estado nutricional das plantas e na produtividade da soja no Cerrado piauiense, em uma área de Latossolo Amarelo distrófico típico. O experimento foi localizado no Cerrado piauiense, no município de Currais, Piauí. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas principais receberam cinco doses diferentes de calcário (0, 5, 10, 15 e 20 ha-1), enquanto as subparcela foram submetidas a quatro doses distintas de gesso (0, 1, 2 e 4 t ha-1). Os resultados evidenciaram que a combinação de 10 ha-1 de calcário com 2 ha-1de gesso proporcionou os melhores resultados para a maioria das variáveis analisadas. Isso incluiu a produtividade de grãos de soja, os teores de cálcio e magnésio no solo e nas plantas, bem como a redução da toxicidade causada pelo alumínio. Conclui-se que a aplicação conjunta de calcário e gesso em áreas destinadas ao cultivo de soja possibilita melhorias rápidas nas condições do solo, mesmo durante o primeiro ano de cultivo.

Presidente - 2231082 - JULIAN JUNIO DE JESUS LACERDA
Interno - 759.688.604-30 - JULIO CESAR AZEVEDO NOBREGA - UFRB
Externo à Instituição - TANGRIANI SIMIONI ASSMANN - UTFPR
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 08:02