Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO FERREIRA DE SOUZA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO FERREIRA DE SOUZA FILHO
DATA: 19/10/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Bom Jesus-PI, Auditório 02 do prédio da Pós-Graduação
TÍTULO: Fenologia e atributos produtivos de cultivares de goiabeira, propagação em duas épocas de cultivo no Sudoeste Piauiense.
PALAVRAS-CHAVES: Psidium guajava L, produção, produtividade, índice de pegamento de fruto, BRS Guaraçá.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A goiabeira (Psidium guajava L.) pertence à família Myrtaceae, nativa da América Central, com adaptação a diferentes condições edafoclimáticas, é encontrada em todas as regiões brasileiras, sendo o Nordeste e Sudeste as principais produtoras, no qual a cultivar Paluma, a mais popular entre os produtores e consumidores, a cultivar Tailandesa apresenta boa rentabilidade, com manejo da poda de frutificação e propagação adequado, sendo a enxertia utilizada para controle de nematoides, apresentam boa produtividade. O trabalho objetivou avaliar características agronômicas e fenologia de cultivares de goiabeira, em dois métodos de propagação, com poda de frutificação em épocas distintas. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Alvorado do Gurguéia (FEAG), UFPI-CPCE, de fevereiro/2022 a abril/2023, em blocos casualisados, com 4 repetições, em parcela subdividida. As parcelas correspondem a combinação de 3 cultivares (Paluma, Tailandesa Branca e Vermelha) associadas a 2 métodos de propagação (estaquia e enxertia), e as subparcelas, 2 épocas de poda (05/02/2022 e 08/10/2022). Foi avaliado índice de ramos produtivos (IRP); índice de pegamento de fruto (IPF), número de frutos colhido (NFC), massa média do fruto (MMF), produtividade (PDT) e fases fenológicas. Os métodos de propagação não promoveram distinção na fenologia das cultivares. O método por enxertia apresentou-se melhores índices produtivos em todas as cultivares, sendo o método recomendado. Goiabeiras de Tailandesas enxertadas, se mostram bem adaptadas à região, com produtividade acima da média nacional.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
Presidente - 1146289 - GUSTAVO ALVES PEREIRA
Externo à Instituição - RENATO SANTOS ROCHA - UESPI
Externo ao Programa - 3163746 - WEVERSON LIMA FONSECA
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 09:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/04/2024 15:17