Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS SANTIAGO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS SANTIAGO DE SOUSA
DATA: 16/02/2024
LOCAL: Bom Jesus - Piauí- CPCE- Auditório II Pós graduação
TÍTULO: NUTRIÇÃO, PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E CRESCIMENTO DE PLANTAS DE PITAIA EM FUNÇÃO DE CONCENTRAÇÕES DE NITROGÊNIO EM SOLUÇÃO NUTRITIVA
PALAVRAS-CHAVES: Hylocereus polyrhizus, Cactáceas, Eficiências
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
A pitaia pertence à família das cactáceas e está entre as frutíferas exóticas que vêm se destacando no mercado brasileiro. Se trata de uma cultura relativamente recente e carece de informações para aperfeiçoamento do sistema de cultivo.O objetivo deste estudo foi avaliar as respostas bioquímicas e a eficiência de uso dos nutrientes na cultura da pitaia, modulados pelas diferentes concentrações de nitrogênio em solução nutritiva. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação na área experimental do Programa de Melhoramento Genético da Cana de Açúcar (PMGCA), ligado à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) do Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Piauí (CCA/UFPI), em Teresina. No esquema fatorial 5 x 2, referentes a cinco concentrações de nitrogênio (0; 5; 10; 20 e 30 mmol L-1) na espécie de pitaia Hylocereus polyrhizus. Os resultados evidenciaram que o cultivo nas concentrações de 20 mmol L-1 favorecem a quantidade de macronutrientes acumulados na parte aérea e raiz que se relacionou diretamente com a produção de biomassa seca e por conseguinte o crescimento da parte aérea.

Externo à Instituição - ALEXSON FILGUEIRAS DUTRA - UFNT
Presidente - 2241316 - GABRIEL BARBOSA DA SILVA JÚNIOR
Externo ao Programa - 042.295.983-94 - RODRIGO FONSECA DA SILVA - UFPI
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 19:47