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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCUS VINICIUS DE SOUSA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCUS VINICIUS DE SOUSA LOPES
DATA: 17/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB): UMA ANÁLISE DA QUALIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD/UFPI A PARTIR DE DADOS DO ENADE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior a Distância (ESaD). ENADE. HEdPERF. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Universidade Federal do Piauí (UFPI).
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A presente pesquisa versa sobre análise da qualidade nos cursos ofertados no ensino superior na modalidade a distância na Universidade Federal do Piauí (UFPI), considerando a democratização do acesso, que tem se ampliado. Para averiguar o desenvolvimento da EaD, se faz necessário uma investigação, sendo que uma das formas de o perceber é a mensuração da qualidade dos cursos ofertados nas instituições públicas. Com este fim, a UFPI utiliza como ferramenta para avaliar os cursos de Graduação da instituição o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), sendo os discentes avaliados no desempenho, conteúdo geral e específico e de fatores socioeconômico dos estudantes. Com o propósito de alcançar o objetivo geral, o estudo estabeleceu o seguinte: analisar a qualidade na percepção dos discentes nos cursos de Graduação EaD/UFPI no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), obtidas nos dados do ENADE nos cursos de Graduação no período de 2014, 2015, 2017 e 2018. Quanto aos objetivos específicos visam descrever o papel da UAB como instrumento de democratização do acesso ao ensino superior na UFPI, conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes por intermédio dos dados no ENADE e desenvolver uma análise crítica acerca dos dados obtidos, no que concerne ao contexto avaliativo dos Cursos de Graduação EaD/UFPI/UAB, adaptado para a escala HEdPERF. O estudo tem abordagem quantitativa, e desenvolve, a partir de pesquisas bibliográficas, e documentais com base nos dados do ENADE. Nas análises realizadas constatou-se que, o perfil dos alunos EaD/UFPI é jovem na média de 32 anos, com prevalência do sexo feminino, na sua maioria de cor Branca e oriundo de escola pública, com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo. Referente as variáveis como indicadores de qualidade, organizadas em cinco dimensões no modelo adaptado, foram evidenciado um nível de insatisfação dos discentes aos serviços ofertados, expresso nos resultados das seguintes variáveis: na dimensão i) Reputação na variável Q.01 com a nota (4,96), que apresenta o aprendizado ofertado pela instituição; na dimensão ii) Acesso nos itens Q.13 com nota (2,89) e Q.14 nota (2,49) refere-se ao acesso a realização de estágio ou intercâmbio tanto no âmbito nacional como fora do país; o iii) Aspecto Acadêmico no item Q.18 nota (4,57) referente a participação dos alunos nos assuntos inerentes às avaliações da instituição, como: disciplinas, professores e infraestrutura nota inferior; o iv) Aspecto Não Acadêmico no item Q.41 com nota (4,05), que faz referência à parte de infraestrutura, aqui percebeu-se ainda a necessidade de melhoria no quesito sobre a disponibilidade de biblioteca virtual ou acesso a obras virtuais; no que concerne na dimensão v) Conteúdo Programático no item Q.34 nota de (3,98), relativo as ações nas atividades de cultura, de lazer e de interação social promovidas na instituição. Nas dimensões analisadas por Graduação percebeu-se que os cursos de Bacharelado em Administração e Sistemas de Informação, possuem as menores notas nas médias gerais, o primeiro com (4,13) e segundo com (4,15). Isso demonstram que possuem pontos no decurso das dimensões analisadas que precisam de uma maior atenção por parte da
gestão. Em evidência, entre todas as cincos dimensões analisadas no decorrer da pesquisa, os cursos de Ciências Biológicas com (5,45) e Filosofia (4,94). encontram-se com as melhores médias. Os resultados demonstram a possibilidade de identificação dos fatores críticos, com foco nas variáveis que são determinantes para direcionarem seus esforços para o aprimoramento da qualidade da Educação Superior na modalidade EaD. Logo, o presente estudo teve o intuito de auxiliar os gestores para a orientação no que remete às decisões e ao planejamento das ações de melhoria contínua da qualidade da Educação Superior a Distância nas IES públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL DIAS DE LUCENA - UFPA
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 09:22
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