• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: ROSEANNE DE SOUSA NOBRE

DISCENTE: ROSEANNE DE SOUSA NOBRE
DATA: 16/03/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do Campus Senador Helvídeo Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí, situad
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE PROMOÇÃO DA CULTURA DO ALEITAMENTO MATERNO EM ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Aleitamento materno; Saúde da criança; Educação em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A tomada da decisão em amamentar é um processo associando à educação desde a mais tenra idade, nesse sentido, tem sido reforçada a necessidade de que a mensagem de promoção da amamentação esteja presente desde a infância, dessa forma tornasse necessário trabalhar usando tecnologias educativas com vistas a sensibilizar a população desde cedo sobre a importância desse hábito. Objetivou-se a criação e a validação de uma tecnologia educativa destinada à promoção da cultura do aleitamento materno destinado a crianças. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com enfoque no desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de uma tecnologia educativa, realizada de agosto de 2016 a novembro de 2017. Na primeira fase do estudo realizou-se revisão integrativa, sendo possível analisar as principais publicações disponíveis sobre a promoção da cultura do aleitamento materno em crianças. Em seguida através da síntese de conhecimentos foi possível traçar os tópicos que seriam abordados na história em quadrinhos abordaria e com o auxílio de um design gráfico foi elaborada a arte e a diagramação da tecnologia educativa. Na terceira fase, a história em quadrinhos foi validada quanto ao conteúdo e aparência por 21 juízes que avaliaram conteúdo e aparência da tecnologia, sendo 16 juízes de conteúdo, desses 8 docentes e 8 com experiência assistencial, além de 5 juízes da área de design. Além destes 37 crianças em idade escolar também avaliaram a tecnologia educativa quanto à organização, estilo de escrita, aparência e motivação. Para coletar os dados foram utilizados três questionários diferentes, cada um direcionado aos grupos distintos de avaliadores. Após o levantamento das sugestões dadas pelos juízes e pelos escolares, foi feita a adequação da história em quadrinhos em sua versão final. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo aprovação sob parecer nº 1.840.137. A tecnologia educativa criada trata-se de uma história em quadrinhos voltada à promoção do aleitamento materno para ser utilizada com crianças de 7 a 9 anos de idade, a qual tem como enredo mamíferos de um zoológico amamentando seus filhotes para assim demostrar a importância desse hábito para o crescimento e desenvolvimento. Na análise estatística a média dos escores dados pelos juízes de conteúdo foi de 90% e com confiabilidade da tecnologia (alpha de cronbach = 0,97) e concordância das respostas (Coeficiente de Correlação Intraclasse = 0,97) altas. O Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado com base nas respostas dos juízes da área de design, foi igual a 90,4%. O nível de concordância das respostas positivas dadas pelas crianças foi de 95,6%. Foi realizado também o Teste de legibilidade de Flesch que demostrou que 100% das frases são muito fáceis de compreender. Conclui-se que a história em quadrinhos: “Passeio ao zoológico: Aprendendo sobre o aleitamento materno.” mostrou-se como um material válido e confiável para ser utilizada com crianças na promoção da cultura do aleitamento materno.

Externo ao Programa - 1735254 - ANA LARISSA GOMES MACHADO
Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Presidente - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - VIVIANE MARTINS DA SILVA - UFC