Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA NAYALLE DE SOUZA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA NAYALLE DE SOUZA ROCHA
DATA: 14/10/2015
LOCAL: Sala de Reunião do PPGEnf
TÍTULO:

REPERCUSSÕES DO TRABALHO NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES: Um Estudo de Enfermagem

PALAVRAS-CHAVES:

Adolescência. Enfermagem. Saúde do Trabalhador.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O trabalho infanto-juvenil, historicamente, esteve justificado pela dignificação pessoal, preparação para a vida adulta, aquisições de responsabilidades ou necessidade de contribuir na renda familiar, todavia a submissão do adolescente a condições laborais não decentes potencializa prejuízos em seu desenvolvimento biológico e psicossocial. Dessa forma, o estudo objetivou analisar a repercussão do trabalho no cotidiano de adolescentes inseridos nos eixos produtivos locais do Município de Bom Jesus – PI. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa dos dados, levantados em duas etapas, entre os meses de março a julho de 2015, na primeira aplicou-se entrevista semi-estruturada com 17 adolescentes, captados pelo método da amostragem “Bola de Neve” e na segunda realizou-se um Grupo Focal, com 07 participantes da etapa anterior, para melhor aprofundamento do fenômeno abordado. Como método de análise dos dados primários apropriou-se da Hermenêutica-Dialética de Minayo (2006). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Piauí, sob o CAAE Nº. 39195714.5.0000.5214. Os resultados apontaram que a maioria dos adolescentes trabalhadores era do sexo masculino (58,8%), estava compreendida na faixa etária de 18 a 20 anos incompletos (70,6%), solteiro (82,3%), possuía o Ensino Médio Incompleto (64,7%), residia com os pais (70,6%) e sua renda familiar concentrava-se entre um e dois salários mínimos (47,1%). Em relação à prática laboral, os adolescentes desempenhavam as funções de Secretário, Auxiliar de Professor, Babá, Vendedor Ambulante, Vendedor, Técnico em Enfermagem, Promotor de Vendas, Auxiliar de Mecânico, Garçom, Operador de Caixa e Bolsista de Extensão Universitária, em uma jornada de oito horas por dia, geralmente distribuídas nos turnos da manhã e tarde, realizadas em um tempo de serviço de um mês, estabelecido por relações trabalhistas informais, sem carteira de trabalho assinada ou contrato de prestação de serviço. A entrada do adolescente no mundo do trabalho ocorreu em sua maioria entre 10 e 13 anos de idade e foi motivada por vocação ou realização pessoal, reconhecimento familiar, auxílio na renda familiar, futuro profissional promissor e custeio do filho. O cotidiano, normalmente, contemplava os eventos de trabalho, estudo e lazer. Dentre as interferências mais explicitadas oriundas do labor no adolescer destacaram-se: a redução nos tempos de sono/repouso, de lazer e estudo, bem como na dinâmica familiar e espaços para dedicar a si; nas quais os adolescentes recorriam a estratégias para minimizá-las, como: organização do tempo, distribuindo todos os eventos de seus cotidianos; realização das tarefas escolares na própria escola, no final do dia em casa ou nos intervalos do trabalho; busca por espaços de lazer mais qualitativos e adiantamento dos afazeres. Ademais, o trabalho trouxe pontos positivos, como: mais responsabilidades, prevenção de vulnerabilidades sociais, independência financeira, reconhecimento social, realização pessoal, interações sociais, equilíbrio emocional, experiências e aprendizagens profissionais. Quanto aos aspectos de saúde, os jovens mostraram pouca preocupação com sua saúde, mesmo reconhecendo alterações na saúde desencadeadas pelo labor, tais como: fadiga física e mental, insônia, dores osteomusculares, cefaleia, tonturas, câimbras e problemas de estômago. A única assistência à saúde recebida no adolescer esteve representada por ações de educação em saúde, voltadas a temas relacionados à sexualidade, desenvolvidas por Enfermeiros no espaço escolar. Denotando, a necessidade de planejar ações assistenciais específicas e orientadas aos contextos sociais do adolescente trabalhador, por meio de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar.

Externo à Instituição - FABIANE DO AMARAL GUBERT - UFC
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Presidente - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA