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Banca de DEFESA: ABIUDE NADABE E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABIUDE NADABE E SILVA
DATA: 23/02/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PERSPECTIVA DE USUÁRIOS MASCULINOS 



PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Serviços de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Saúde do Homem. Enfermagem.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A avaliação dos serviços de saúde permite verificar se os objetivos propostos nas políticas de saúde estão sendo alcançados e adequados às necessidades da demanda. O cuidado ao usuário masculino na Atenção Primária tem sido alvo de discussões no sentido de ampliar o seu acesso às ações preventivas, considerando os altos índices de morbimortalidade e sobrecarga da atenção especializada. OBJETIVO: Avaliar a Atenção Primária à Saúde na perspectiva de usuários masculinos. METODOLOGIA: Estudo descritivo, avaliativo, com delineamento transversal, realizado nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana de Teresina, de janeiro a julho de 2015, por meio de entrevista semi-estruturada e aplicação do questionário Primary Care Assessment Tool- PCATool Adulto Brasil. Para a análise estatística, utilizou-se o software Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0. Realizou-se a análise descritiva das variáveis, teste U de Mann Whitney e  teste Qui-quadrado de Pearson. RESULTADOS: A amostra foi composta por 301 homens, com idade igual ou superior a 18 anos, média de 51,34 anos, a maior parte (48,17%) entre 41 e 59 anos, 41,21% com o ensino fundamental incompleto. O principal motivo de procura por atendimento foi o Hiperdia (41,20%). A frequência da procura por atendimento na Unidade de Saúde apresentou percentuais próximos para: esporadicamente (20,60%), a cada 2 meses (19,93%) e a cada 6 meses (19,93%). A maioria, 58,83%, procura o médico da unidade quando fica doente ou precisa de conselhos sobre sua saúde. Dentre os 10 atributos da atenção primária avaliados, verificou-se escore médio alto (≥6,6) para Utilização (7,96), Sistema de Informações (8,26) e Longitudinalidade (6,82). Os Escores Essencial (5,75), Derivado (4,94) e Geral (5,59) ficaram abaixo do satisfatório (<6,6). CONCLUSÃO: Os atributos Acessibilidade (2,65), Integração de Cuidados (5,68), Serviços Disponíveis (4,73) e Prestados (3,77), Orientação Familiar (4,65) e Comunitária (5,31) precisam ser melhorados na percepção dos usuários masculinos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo ao Programa - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo ao Programa - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Externo à Instituição - SIMONE ALBINO DA SILVA - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 19/02/2016 16:10
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