Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA MARIA MAGALHAES SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA MARIA MAGALHAES SALES
DATA: 31/10/2016
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: ALTA HOSPITALAR DO RECÉM-NASCIDO SUBMETIDO AO MÉTODO CANGURU: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Prematuro. Método Canguru. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A incidência mundial da prematuridade ocorre em torno de um a cada dez nascimentos, esse fato está associado a elevada taxa de mortalidade neonatal, visto que um terço dessas crianças que nascem prematuramente, morrem antes de completar o primeiro ano de vida. Nesse cenário vem sendo incorporadas novas visões, assim tornou-se possível a implantação do Método Canguru, que é iniciado ainda no pré-natal e se estende até depois da alta hospitalar. O objetivo desse estudo foi analisar como a equipe de enfermagem viabiliza a alta hospitalar do recém-nascido submetido ao Método Canguru. Tratou-se de um estudo qualitativo, baseado no referencial metodológico da Pesquisa Convergente-Assistencial (PCA), desenvolvido na Maternidade Dona Evangelina Rosa de Teresina, Piauí, com a participação de 17 profissionais de enfermagem que atuam na Ala D (Método Canguru). Para coleta de dados, foi utilizado a entrevista semiestruturada no período de abril a julho de 2016, abordando questões sobre as ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem para viabilizar a alta hospitalar do recém-nascido. O estudo foi autorizado pela Maternidade Dona Evangelina Rosa de Teresina, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer 1.431.180, e cumpriu todos os preceitos éticos dispostos pela Resolução N° 466/12, a qual trata sobre pesquisa envolvendo seres humanos. A análise dos discursos contemplou os quatros processos recomendados pela PCA, apreensão, síntese, teorização e transferência dos resultados, e para uma melhor análise, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Emergiu uma categoria: estratégias utilizadas pelos profissionais de enfermagem para viabilizar a alta hospitalar do recém-nascido submetido ao Método Canguru. Para viabilizar a alta hospitalar do recém-nascido submetido ao MC, os profissionais necessitam de estratégias eficientes de cuidados e promoção a saúde. Sabendo da importância da capacitação dos pais para o desenvolvimento dos cuidados de forma autônoma,para a responsabilidade do cuidado requerido pelo filho prematuro, compreende-se portanto, que a educação em saúde é uma ferramenta primordial durante o período de internação na unidade neonatal.Assim, a equipe de enfermagem tem por objetivo emponderar e capacitar os pais e/ ou familiares, por meio da promoção de autoconfiança e ensino.

Externo à Instituição - CARMEN VIANA RAMOS - UNINOVAFAPI
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Presidente - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA