Notícias

Banca de DEFESA: SANDRA MARINA GONCALVES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA MARINA GONCALVES BEZERRA
DATA: 13/12/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: FERIDAS: EFEITO DA INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE AVALIAÇÃO, TRATAMENTO E CUSTO
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Feridas ccomplexas. Estudo de validação. Educação em enfermagem. Custo e análise de custo
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: As feridas complexas agudas e crônicas são  problemas de saúde relevantes  devido a  elevada prevalência e morbimortalidade em adultos  jovens e idosos. A ausência de avaliação criteriosa das características da lesão acarreta inadequação do  tratamento, retarda o processo de cicatrização e cura, ocasionando  impacto socioeconômico e financeiro para pacientes, familiares e serviços públicos de saúde. A intervenção educativa e a implantação de medidas preventivas e tratamento sistematizado pelo enfermeiro podem reduzir esse agravo.

Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa em relação ao conhecimento dos enfermeiros da rede pública de saúde sobre a prevenção, tratamento e custo de feridas.

Metodologia: Abordagem multimétodos desenvolvida em três etapas: a primeira, metodológica, correspondeu à construção  de instrumento para avaliar o conhecimento de enfermeiros acerca da avaliação, tratamento e custo das feridas, validado por 11 juízes cujos dados foram analisados  utilizando o índice de validação de conteúdo  quanto aos domínios: avaliação, conhecimento e custo de feridas.  A segunda etapa, estudo quase experimental, tipo antes e depois, compreendeu a realização de  intervenção educativa de 30 horas presenciais para 277 enfermeiros da  Rede Hospitalar e Atenção  Primária de Teresina. Os dados foram analisados  pelo teste t dependente de Student considerando satisfatório quanto aos  itens  avaliados no instrumento com valores igual ou  maior  que 80. A terceira etapa, estudo transversal analítico abrangeu a avaliação dos custos diretos com produtos e coberturas utilizados no tratamento de feridas de 163 pacientes  atendidos no ambulatório de feridas complexas do município. No processamento de dados utilizou-se o teste t unilateral para comparação do custo e desembolso do Sistema Único de Saúde e  análise de variância para a correlação das variáveis dependentes e independentes. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a setembro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 1394281.

Resultados:  Na primeira etapa, quanto a  validação do instrumento construído com 41 itens  e distribuidos em três domínios, após avaliação dos juízes houve necessidade das seguintes  alterações: 34 na ordem numérica,  20  no conteúdo e 2  acréscimos, resultando em 43 itens. A segunda avaliação dos juizes o instrumento obteve o Indice de Validade de Concordância  superior a 0,95. Na segunda etapa, relativa a intervenção educativa  verificou-se  aumento global significativo (p<0,001) no conhecimento dos enfermeiros em todos os domínios: avaliação, tratamento e custos. Na terceira etapa constatou-se predomínio do sexo masculino, idade inferior a 60 anos, hipertensos e diabéticos,  com lesões traumáticas  por acidentes de moto em adultos jovens  e lesões por pressão nos idosos. Dentre as 253 feridas avaliadas prevaleceram as únicas e extensas (> 50cm2), com tecidos desvitalizados. A  principal cobertura utilizada foi o alginato de cálcio e sódio.  Houve redução significativa (p<0,001)  da área e volume da ferida.  Quanto aos custos, verificou-se que o desembolso do  Sistema Único de Saúde para tratamento de feridas complexas é  compatível para o pagamento de  produtos e coberturas em feridas de até 100cm2. O teste de regressão mostrou significância do custo  com a constante: área inicial e a quantidade de trocas (p<0,001). 

Conclusão: O efeito da intervenção educativa possibilitou elevar o conhecimento dos enfermeiros  acerca da avaliação, tratamento e custo de feridas e favoreceu a sistematização da assistência ao paciente com lesões  de pele,  mostrando redução significativa  e  eficácia  do tratamento de feridas  que apresentou  custo  de produtos e coberturas  compatível  com o reembolso do Sistema ùnico de Saúde. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 1569033 - ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA
Presidente - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo à Instituição - MARIA HELENA LARCHER CALIRI - USP
Externo à Instituição - PEDRO FREDEMIR PALHA - USP
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 23/11/2016 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 15:28