Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - 2017

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (6), no auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a aula inaugural do primeiro período letivo da PPGENF. A aula teve inicio com uma videoconferência que abordou o tema “O desafio de ser e fazer o melhor”, ministrada pela Profª. Drª. Maria Júlia Paes da Silva, da Universidade de São Paulo (USP).

Na mesa estiveram presentes a Vice- Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o Pró-Reitor de Ensino de Pós-graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder da Cunha; a Coordenadora do PPGEnf, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes, a Chefe de Departamento de Enfermagem, Profa .Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo e o Mestrando em Enfermagem da UFPI, Braulio Vieira de Sousa Borges.

A Coordenadora do PPGEnf, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo falou do propósito da videoconferência para os alunos que estão ingressando nesse semestre. “Solicitamos que a videoconferência abordasse o assunto de fazer e ser o melhor, no sentido de conquistarmos uma boa avaliação do programa. Pois, quando o aluno ingressa na universidade, ele almeja fazer o Mestrado e Doutorado, mas quando ele sai, sabemos que a responsabilidade no objetivo de produzir, não é apenas do professor, mas principalmente do aluno, porque não podemos produzir de forma isolada, temos que trabalhar em grupo, e o aluno é uma peça fundamental para o nosso programa de Pós-Graduação”, frisou.

Durante a palestra, a Profª. Drª. Maria Júlia Paes da Silva da USP explica as vantagens de fazer a Pós-Graduação. “As pessoas entram para a Pós-Graduação com o intuito de ser ainda melhor no que faz, não mais que alguém, porém, melhor de si mesmo. Porque a gente ingressa na universidade com a diferença e não com a igualdade. Contudo, a vantagem de ingressar na Pós- Graduação é mais que produzir, é ganhar muito em termos de experiência e de trocas de ideias”, comentou.

Na oportunidade a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir Nogueira, comentou sobre a palestra."Como a professora Maria Júlia disse, o conhecimento não serve se apenas você está com ele. E essa generosidade de troca de experiências e conhecimento entre alunos e professores é presente no curso de Enfermagem, tanto na Graduação como na Pós-Graduação", concluiu .

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI completa 10 anos neste ano de 2017.

Notícia cadastrada em: 08/03/2017 11:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 05:20