Banca de QUALIFICAÇÃO: AYLA MARIA CALIXTO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYLA MARIA CALIXTO DE CARVALHO
DATA: 26/09/2018
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À ADESÃO DE ADOLESCENTES À VACINA CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO
PALAVRAS-CHAVES: Papillomaviridae. Imunização. Vacinas. Adolescente. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A prevalência de infecção pelo papilomavírus humano (HPV) é alta, tornando-se preocupante por ser um vírus com capacidade de desenvolver câncer de colo de útero, na terceira e quarta década de vida ou mesmo mais cedo. Encontra-se entre as infecções sexualmente transmissíveis mais frequentes entre os adolescentes. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres, com alta mortalidade. É nesse contexto que o Brasil implanta a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano 6, 11 e 16, 18 (HPV), o principal agente etiológico para o câncer do colo do útero. Objetivo Geral:- Avaliar a influência dos fatores sociodemográficos e do conhecimento sobre o HPV e sua prevenção na aceitação da vacina quadrivalente contra o HPV entre os adolescentes de 15 anos, em Teresina (PI). Objetivos Específicos: - Descrever as características dos adolescentes relacionados aos aspectos sociodemográficos e comportamentais; - Levantar a situação vacinal contra HPV; - Verificar qual o conhecimento dos adolescentes sobre o HPV e a necessidade de se vacinar; - Identificar os motivos da não vacinação com a vacina contra HPV; - Analisar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescente sobre o HPV;- Correlacionar a adesão a vacina com o conhecimento sobre HPV e vacina, e com os dados sociodemográficos. - Elaborar proposta de intervenção para melhorar a cobertura vacinal em Teresina. Método: Trata-se de um estudo transversal a ser desenvolvido por meio de inquérito escolar. Foram sorteadas 3 escolas públicas e 3 particulares, para cada área geográfica, perfazendo o total de 24 escolas: 12 públicas e 12 particulares. Se uma escola selecionada se recusar a participar, será sorteada outra escola, do mesmo tipo de gestão e área geográfica que a primeira, serão incluídos 624 alunos matriculados no primeiro ano do ensino médio e que tenham 15 anos de idade. Resultados esperados: O estudo busca conhecer os adolescentes, levantando informações sociodemográficas e comportamentais, a situação vacinal contra o HPV e os fatores relacionados a adesão a vacinação. Assim, objetiva prover informações que reflitam a complexidade e a dinâmica de mudanças a que está sujeito esse grupo etário e que possam subsidiar políticas públicas focadas no desenvolvimento de comportamentos saudáveis, em especial ao cuidado preventivo para manutenção da saúde, como a adesão a vacinação, que se constituem relevante estratégia de promoção da saúde.

Externo à Instituição - ANA PAULA MORAIS FERNANDES - USP
Externo à Instituição - CLEIDE MARIA PONTES - UFPE
Interno - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 328.178.603-06 - KELSEN DANTAS EULALIO - UFPI