• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de DEFESA: CLAUDIA DANIELLA AVELINO VASCONCELOS BENICIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DANIELLA AVELINO VASCONCELOS BENICIO
DATA: 18/12/2018
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE BLOG NA AUTOCONFIANÇA DE PACIENTES E CUIDADORES PRATICANTES DO CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO
PALAVRAS-CHAVES: Blog, Autoconfiança, Paciente, Cateterismo Vesical Intermitente Limpo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A internet possibilitou inovação nas áreas da Educação e Saúde, facilitando o acesso a conteúdos pouco explorados, como o Cateterismo Intermitente Limpo, cujo desconhecimento repercute negativamente na vida das pessoas comprometendo o seu bem-estar em vários aspectos. Objetivo: Avaliar o impacto deblog sobre o Cateterismo Intermitente Limpo na autoconfiança de pacientes e cuidadores. Materiais e métodos: Trata-se deestudo multimétodos, constituído portrês subestudos. O primeiro, transversal e analítico, intitulado Pacientes e cuidadores praticantes do Cateterismo Intermitente Limpo e suas necessidades; o segundo: Construção e Validação em aparência, conteúdo e ergonomia de blog acerca dos cuidados de enfermagem no Cateterismo Intermitente Limpo e, o último: quase experimental,comparandoa autoconfiança dos participantes antes e após a implementação do blog.A pesquisa foi realizada em estabelecimento de saúde pública, localizado em Teresina.A amostra foi constituída por 41 pacientes e 16 cuidadores,homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos. Os dados foramprocessados pelosSoftwares livres “R” versão 3.5.1 e PSPP versão 1.1.0. As variáveis quantitativas foram avaliadas por meio de estatística descritiva e as qualitativas usando proporção, com intervalos de confiança de 95%.Aplicaram-seo teste binomial para verificar a concordância entre os juízes (≥ 85%), e o teste de proporções para estimar a autoconfiança entre os participantes. Na análise inferencial, não paramétrica, utilizaram-se ostestesde Fischer e Qui-quadradrona avaliação das dificuldades apresentadas na prática do CIL pelos participantes e o de McNemar, ao nível de 0,05 de significância entre duas proporções com as amostras pareadas, avaliandose os participantes melhoraram ou não a autoconfiança após a apresentação do blog.Resultados: Após identificação das necessidades dos participantes quanto à prática do CIL, desenvolveu-se o blog PortalCIL cujo menu compõe seis abas: ‘PortalCIL’;‘Contato Direto e Opinião’; ‘Links Úteis e Referências’; ‘Equipe’; ‘Ferramentas’e ‘Auto-avaliação e Perguntas Frequentes’. O blog foi validado por 08 juízes em Enfermagem, quanto ao conteúdo; e por 05 juízes em Informática, quanto à aparência e ergonomia. As recomendações dos juízes foram atendidas quase em sua totalidade. Em seguida o blog foi apresentado aos participantes para avaliação e comparação da autoconfiança, antes e depois. Os participantes avaliaram o blog satisfatoriamente - avaliação global 95,1% (p-valor 0,951). Houve impacto positivo na autoconfiança dos participantes quanto à prática do CIL, de forma global (22,2%) e por item avaliado da Escala de autoconfiança (28,4%). Os itens mais impactantes positivamente foramos que questionam sobre a ‘escolha de usar ou não o lubrificante no momento de introduzir o cateter na bexiga’ (66,7%); seguidos da ‘capacidade de realizar o CIL’; ‘escolher o material a ser utilizado durante o CIL’ e ‘lavar as mãos antes do procedimento’ (50,0%). Não houve impacto negativo na autoconfiança dos participantes após a apresentação do blog.Conclusão: A adoção de tecnologia – blog  como estratégia educacional na assistência à saúde, demonstrou resultados positivos quanto à prática do cateterismo intermitente limpo por pacientes e cuidadores, visto que impactou na melhoria da autoconfiança dos participantes quanto à aspectos importantes inrerentes à prática do CIL.

Externo à Instituição - ALESSANDRA MAZZO - USP
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Externo à Instituição - CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS - UFC
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE