Notícias

Aluna do Doutorado do PPGEnf é convidada para apresentar trabalho no II Congresso de Doenças Inflamatórias Intestinais

A aluna do Doutorado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Antonia Mauryane Lopes, foi convidada pela organização do II Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais para apresentar inovação tecnológica e o produto final da dissertação de mestrado em Enfermagem: GerenciaQualiCrohn. Realizado pelo Grupo de estudo de Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIBB), no período de 29 a 31 de março de 2019, na cidade de Campinas – São Paulo, o evento é considerado o maior da América Latina, sendo uma vitrine de atividades na educação continuada, no estímulo à pesquisa e à prática clinica, onde contou com vasta programação e exposição de experiências exitosas.

 

O convite surgiu por conta da grande repercussão da dissertação defendida em 2018, disponível no portal CAPES, que teve como orientadora a professora, Grazielle Roberta Freitas da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Seu trabalho resultou em uma inovação tecnológica que guiará o enfermeiro na Assistência de pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), por meio da proposta de fluxograma para orientar o gerenciamento de caso, buscando excelência na assistência, bem como interferir precocemente em alguns fatores de risco que podem influenciar na qualidade de vida dessa clientela. A grande inovação dessa proposta é o acompanhamento do paciente por meio da monitorização por contato telefônico, em que, avaliando a necessidade de saúde do paciente naquele momento, sejam feitas intervenções e ligações com perfil motivacional e, consequente, redução de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A aluna é egressa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), colou grau em 2013, e findou sua residência multiprofissional HU/UFPI em 2016 com Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também com esses pacientes. A doutoranda tem como proposta para defesa de tese a implementação desse modelo de assistência de enfermagem aos pacientes com DII, pioneiro no Brasil.

Notícia cadastrada em: 05/04/2019 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 16:39