UFPI aprova projeto de Pós-Graduação para formação de doutores em áreas estratégicas em chamada do CNPq

Os Programas de Pós-Graduação em Química e em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí foram contemplados na CHAMADA CNPQ Nº 01/2019 para apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em janeiro deste ano.

O projeto institucional da UFPI aprovado pelo órgão é intitulado "Impacto da mobilidade acadêmica no fortalecimento de pesquisa científica e tecnológica para investigação detalhada da composição química de alimentos regionais e boas práticas de enfermagem", cujos temas estão relacionados às áreas de Alimentos e Saúde, em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022.

Os proponentes da proposta foram os professores doutores Edivan Carvalho Vieira do PPG em Química e Rosilane Lima de Brito Magalhães do PPG em Enfermagem. A proposta da UFPI foi recomendada com prioridade 01 no resultado da avaliação, com recursos financeiros no valor de R$ 536.760,00 para custeio e bolsas de Doutorado, no período de quatro anos.

PRPG CNPQ-7.jpg

Pró-reitor da PRPG em exercício, Prof. Dr. Welter Cantanhêde, docente do PPG em Química, Prof. Dr. Edivan Vieira, docente do PPG em Enfermagem, Profa. Dra. Rosilan Magalhães, e doutorando do PPG em Química, Mikael Albuquerque

O Prof. Dr. Edivan Vieira informou que o projeto apresentado  propõe um intercâmbio de alunos do PPG em Química da UFPI com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que tem programas de pós-graduação consolidados na área. “O fortalecimento com programas como esse, onde os nossos alunos que estão executando suas pesquisas sem bolsa e tendo que trabalhar fora passam a se dedicar basicamente a sua pesquisa, melhora a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, aumenta nossa publicação e, com isso, fortalecemos os programas de pós-graduação, melhoramos o conceito e melhora todo o conjunto da UFPI enquanto instituição de pesquisa”, ressaltou.

Para a Profa. Dra. Rosilane Magalhães, ser contemplada com nessa chamada é motivo de muita honra e satisfação. “Pela possibilidade de crescimento da pós-graduação e também dos nossos doutorandos terem a oportunidade de realização de intercâmbio em programas de pós-graduação já consolidados. Agradeço a confiança da Pós-Graduação em Enfermagem e também a Pró-Reitoria de Pós-Graduação por essa oportunidade e ousadia de aprender por meio da busca incansável de recursos financeiros para nossa UFPI”, frisou.

O resultado foi celebrado, também, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. “Parabenizamos a todos os envolvidos, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos pela aprovação da proposta submetida ao edital do CNPq, que ratifica o crescimento da qualidade dos Programas de Pós-Graduação da Instituição nos últimos anos”, destacou o Pró-reitor da PRPG em exercício, Prof. Dr. Welter Cantanhêde.

CHAMADA CNPq

O objetivo da Chamada lançada pelo CNPq é de apoiar propostas institucionais que buscassem o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, de Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado no país.

Notícia cadastrada em: 09/07/2019 12:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 23:39