Notícias

PPGEnf/UFPI realizará II Seminário Internacional de Enfermagem

No dia 3 de junho, às 14 horas, o Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí promoverá o II Seminário Internacional de Enfermagem. O objetivo do evento é dá boas vindas aos mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores do Programa e promover uma “Sessão Internacional” de intercambio de saberes e práticas de Enfermagem e Saúde frente a COVID 19.


O II Seminário será mediado por webpalestras internacionais e nacionais sobre a temática Enfrentamento Global da Enfermagem no Combate a Covid 19: protagonismo, desafios e perspectivas.


De acordo com a Profa. Sênior: Drª. Maia Antonieta Rubio Tyrrell, e presidente do evento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 instituiu um Plano de Valorização da Enfermagem para três anos (2018, 2019, 2020) culminando neste ano na “Comemoração do Bicentenário do Nascimento de Florence Nightingale” (1980-2020) e declarou para todos os países membros da OMS que o ano 2020 seria também o “Ano Internacional da Enfermagem”, mas outros fatos e acontecimento se somaram em 2020 que fez com que o mundo ficasse em alerta e surpreendido como uma doença viral que a partir da China alastrou-se a outros países de forma grave e letal principalmente Itália e Japão e fez com que a OMS declara-se a covid-19 como doença de emergência de saúde pública em 30 de janeiro de 2020, considerando cerca de 750.890 casos de COVID-19.


"O Brasil acatou as orientações da OMS em março considerando a magnitude do problema e atendendo a orientação dessa organização as autoridades da União, Estado e Município realizassem um plano de ação e buscassemestratégias para a contenção do agravo e redução  das consequências de contaminação transmitidas pelo  COVID-19, a contensão dos agravos a vida e a morte".

 

Para a Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem – PPGEnf. da UFPI, Profa. Titular Dra. Maria Eliete Batista Moura, o II Seminário Internacional de Enfermagem do PPGEnf tem como objetivo marcar o retorno das atividades didáticas do Programa, de forma remota, mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, dar as Boas Vindas aos Mestrandos, Doutorandos, Pós-Doutorandos, Docentes, Pesquisadores, Pessoal Técnico Administrativo e promover um Evento Internacional por meio de uma Web Conferência, com a participação de convidados do Peru, Espanha, México e Brasil, assim como favorecer o intercâmbio de saberes e práticas de Enfermagem na prevenção e controle da Covid-19.

 

A Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães, Vice-presidente do II Seminário Internacional de Enfermagem do PPGENF/UFPI, caracteriza o evento como um momento essencial para ampliar a atualização do conhecimento sobre a COVID-19. “É essencial para desenvolver possibilidades de articulação internacional com vista a realização de intercambio futuros, por meio da modalidade acadêmica e fortalecimento da Pós Graduação em Enfermagem. Este seminário conta com a participação de pesquisadores de diversos países incluindo a Espanha, México, Peru e também pesquisadores do Brasil. Outra questão importante é a certificação dos participantes de um evento internacional”, explica.

 

Para participar do evento e garantir certificação pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPI, faça sua inscrição até o dia 30/05/2020. Para tanto, é necessário preencher um questionário com seus dados pessoais e contato, pelo link: https://forms.gle/arEBgZCTRSpk7aBZ7. Ao preencher o questionário, clique em enviar.

 

Para acessar o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM DO PPGENF/UFPI, acesse o link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ii-seminario-internacional-de-enfermagem-ufpi.

 

Confira mais palestrantes:

 

11a846b4-8d17-4bb7-88e9-d03858b108c6.jpg

9f266327-ddac-43d7-8239-29a839e6b29b.jpg

 

Notícia cadastrada em: 25/05/2020 11:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 11:28