Notícias

II Seminário Internacional de Enfermagem - SIENF/PPGENF/UFPI

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPI) mais uma vez, dá uma demonstração de competência e entusiasmo, sendo a vanguarda na UFPI, por realizar com absoluto sucesso o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM - SIENF DO PPGENF/UFPI – Com o Tema: ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO GLOBAL DA COVID 19: protagonismo, desafios e perspectivas. O evento ocorreu no dia 03 de Junho de 2020, de 14h00min as 18h00min, pelo horário de Brasília – DF.


O II SIENF foi um Evento do PPGEnf da UFPI em Parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Coordenado pela Profa. Dra. Antônia Lêda Oliveira Silva. Esse Evento marca o reinício das aulas do Programa. Esta estratégia permitiu a realização de uma atividade científica internacional de alto nível, além de promover o acolhimento e a mobilização de docentes e alunos para a retomada das atividades acadêmicas remotas após a paralisação decorrente da decretação da Pandemia do Coronavírus. Graças à participação de docentes e pesquisadores renomados de outros países foi possível conhecer as demandas, necessidades e desafios que estão postos para a Enfermagem e para a sociedade em geral, no enfrentamento a COVID-19, ressaltando o relevante papel da Enfermagem no fronte desta pandemia, mas, também os riscos, as dificuldades e as injustiças sofridas por esta categoria nos serviços de saúde pelo mundo a fora.


O texto intitulado: Comunicação, Reconhecimento e Agradecimento destina-se a parabenizar as organizadoras e realizadoras do II SIENF/PPGEnf/UFPI, neste contexto ressaltamos as seguintes personalidades: a Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Presidente do II SIENF/PPGENF/UFPI, Professora Visitante Sênior do PPGEnf/CCS/UFPI, idealizadora e articuladora dos palestrantes nacionais e internacionais), Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães (Vice-Presidente do II SIENF/PPGENF/UFPI, docente e pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI, operacionalizadora de infraestrutura logística do evento), Profª Drª Maria Eliete Batista Moura (Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI, organizadora e apoiadora institucional do evento), Profª Drª Antônia Lêda Oliveira Silva (Coordenadora do PMPG da UFPB, organizadora, parceira e apoiadora do II SIENF).


Logicamente, estas idealizadoras contaram com o trabalho, o entusiasmo e a disponibilidade de todo o corpo docente e discente do PPGEnf da UFPI e do PMPG da UFPB, da Administração Superior da UFPI, nas pessoas do Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, e da Vice-Reitora Profª Drª Nadir Nogueira, da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profª Drª Regina Lúcia Ferreira Gomes (Pró-Reitora), do Coordenador de Pós-Graduação da PRPG/UFPI Prof. Dr. Welter Cantanhede e do Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. Dr. Viriato Campelo. E ainda, contamos com o suporte técnico operacional da rede de informática sob a coordenação do Sr. Euclydes Gregório de Melo (Superintendência de Tecnologia da Informação – STI/UFPI), que criou um canal no youtube para transmissão do evento, https://www.youtube.com/watch?v=cgRz88lFUl4&feature=youtu.be. Foi fundamental o apoio da Superintende de Comunicação Social Profª Drª Jaqueline Dourado e sua equipe, responsáveis pela divulgação do evento.


Somou-se a esta força tarefa o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn), e de outros parceiros institucionais que abraçaram a ideia da realização do II SIENF do PPGEnf-UFPI e do PMPG-UFPB, destacando a Universidade de Brasília (UNB/Brasília/DF/Brasil), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PB/Brasil), a Universidad Nacional de Trujillo – UNT/Peru, Universidad de Alicante – Alicante/Espanha, Federación de Colegios de Enfermería do México e o Grupo de Estudo sobre Doenças Infecciosas e outros Agravos-GEDI/UFPI.


O II SIENF teve uma divulgação magnífica nas páginas dos Programas e das Universidades envolvidas, bem como nas redes sociais disponíveis na Internet, de forma tal, atingimos um número surpreendente de inscritos, mais de 2.000 inscrições foram chanceladas pela comissão organizadora.


Após a abertura da sala de conferência WEB acessada no Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/euclydes-gregorio-de-melo os(as) coordenadores, moderadores e conferencistas foram acessando a Sala do II SIENF, momento no qual tivemos a apresentação do evento feita pela Profª Drª Rosilane Lima Brito Magalhães, na sequência a Vice-Reitora Profª Drª Nadir Nogueira, em nome da administração superior deu as boas-vindas e fez o acolhimento de conferencistas e participantes internautas, prosseguindo Dr. Viriato Campelo (Diretor do CCS) saudou organizadores, palestrantes e participantes, a última saudação em vídeo foi da Presidenta da Associação Ibero-latinoamericana de Escolas e Faculdades de Enfermagem-ALADEFE, Dra Olívia Sanhueza Alvarado (Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Concepción de Chile), vale ressaltar que o Departamento de Enfermagem da UFPI é atualmente afiliado a ALADEFE, que por sua vez é vinculada a UNIÃO DE UNIVERSIDADES DA AMERICA LATINA (UDUAL).


 Dando prosseguimento a Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura e a Presidente do II SIENF, Profª Visitante Sênior Drª Maia Antonieta Rubio Tyrrell abriram as mesas de conferência.


14:30 - 14:50: Palestra 1

Tema: A ENFERMAGEM NO BRASIL: PANORAMA E DESAFIOS NA ATENÇÃO AO CUIDADO DIANTE DA PANDEMIA COVID 19. Palestrante: Enfermeiro, Dr. Carlos Manoel Neri da Silva, Presidente do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN/Brasília/DF. Substituição Enfermeiro, Dr. Gilney Guerra de Medeiros (Atualmente é Conselheiro Federal e Diretor Financeiro - Primeiro Tesoureiro, do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN) - Coordenadora: Profª Drª Maria Eliete Batista Moura Mediadora: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães.

14:55 - 15:15: Palestra 2

Tema: ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD EN LA PANDEMIA DEL COVID-19: APORTACIÓN DE LAS ENFERMERAS COMUNITARIAS

Palestrante: Enfermeiro, Dr. José Ramon Martinez Rieira, Prof. Titular da Universidade de Alicante Espanha e Presidente da Academia Espanhola de Enfermeiras Comunitárias. Coordenadora: Profa. Sênior: Dra. Maia Antonieta Rubio Tyrrell - Mediadora: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães.

Intervalo: (5mim)

15:20 - 15:40: Palestra 3

Tema: REALIDAD DE ENFERMERÍA EN MÉXICO ANTE EL COVID_19" Palestrante: Enfermeira, Dra. María Teresa Maldonado, Doutora em Saúde Pública e Atual Presidenta de la Federación Mexicana de Colegios de Enfermería. Coordenadora: Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell Mediadora. Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães

15:45 - 16:05: Palestra 4

Tema: CUIDADO DE NECESIDADES INDIVIDUALES VS NECESIDADES COLECTIVAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA Palestrante: Enfermeiro, Dr. Sebastian Bustamante Edquén. Prof. Titular da UNT/Trujillo/Peru, Ex-Presidente del Colégio Nacional de Enfermeros del Perú, actual Presidente de la Academia Nacional de Enfermería Peruana e Diretor da Divisão de Pesquisa de la UNT/Trujillo/Peru Coordenadora: Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, PPGEN/UFPI Mediadora: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães.

16:10 - 16:30: Palestra 5

Tema: PESCPECTIVAS E DESAFIOS DA ENFERMAGEM DO PIAUÍ FRENTE A COVID-19 Palestrante: Profª Drª Telma Maria Evangelista de Araújo, Coordenadora: Profª Drª Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Coordenadora do Programa Profissional em Saúde da Família/Renasf/Fiocruz/UFP Mediadora: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães

16:35 - 16:55: Palestra 6

Tema: OS DESAFIOS ÉTICOS PARA A ENFERMAGEM NA ÉPOCA DA PANDEMIA Palestrante: Drª Leila Bernardo Donato Gottems. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (2018-2020).

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Telles de Oliveira Gouveia, PPGENF/UFPI Mediadora: Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães.

16:55 – 18:00

Debates – respostas à perguntas dos internautas participantes.


Finalizando a Profª Drª Maria Eliete Batista Moura agradeceu a todos e todas que se empenharam na realização do II SIENF, especialmente, a idealizadora do evento Profa. Visitante Sênior, Dra. Maia Antonieta Rubio Tyrrell e a Profª Drª Rosilane Lima Brito Magalhães responsável por toda operacionalização logística digital de um evento que foi pensado, organizado e realizado em poucos dias, esta dupla de guerreiras trabalhou diuturnamente para obter este grande resultado, um evento logrado de sucesso, com uma grande participação de enfermeiros, docentes, discentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Agradeceu a administração superior, na pessoa da Profª Drª Nadir Nogueira, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profª Drª Regina Lúcia Ferreira Gomes e ao Diretor do CCS, Dr. Viriato Campelo, enfim, a palavra é gratidão.


O Encerramento ficou a cargo da Profa. Visitante Sênior, Dra. Maia Antonieta Rubio Tyrrell – Presidente e idealizadora do evento, que mesmo se mostrando cansada, mas não escondia a alegria e o contentamento com o sucesso e a grandiosidade do II SIENF. A Profª Tyrrell finalizou agradecendo a todos os parceiros institucionais, palestrantes e internautas participantes que aceitaram imediatamente o convite para participar deste desafio, um evento online, que superou distância, idioma, e sobretudo o isolamento social que todos nós estamos experimentando, mas a rede de internet, permitiu a aproximação, sintonia e conexão de todos os atores e protagonistas na apresentação dos vários cenários de lutas e lidas da enfermagem mundial no enfrentamento da pandemia da COVID-19.


Portanto, gostaria mais uma vez reforçar o título dado a este texto: Comunicação, Reconhecimento e Agradecimento, pois, nós que fazemos o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem mostramos ao Piauí, ao Brasil e ao Mundo que somos capazes de superar todos os obstáculos, plagiando o ex-presidente Barack Obama: “sim, nós podemos”.

 

 

Profª Drª Maria Eliete Batista Moura

Coordenadora do PPGEnf/UFPI 

 

Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Docente do PPGEnf/UFPI

 

 

 

Notícia cadastrada em: 08/06/2020 18:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 02:28