Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLLAMY DANILO MOURA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁLLAMY DANILO MOURA E SILVA
DATA: 09/12/2020
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: EFEITO DO MÉTODO STORYTELLING NA APRENDIZAGEM SOBRE O HISTÓRICO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: estudo randomizado controlado
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Estudantes de Enfermagem. Sistema Único de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Ao considerar as atuais mudanças no processo de ensino-aprendizagem, considera-se que o ensino em enfermagem ainda se apresenta, em alguns aspectos, fragmentado e pouco direcionado às singularidades e realidades apresentadas no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Avaliar a efetividade do método storytelling na aprendizagem de estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS. Método: Realizar-se-á um estudo conduzido em duas etapas. Na primeira, o trabalho será composto por uma pesquisa metodológica para construção e validação de um plano de aula. Para a elaboração do plano de aula será levada em consideração as recomendações de Libâneo. Na segunda etapa, será desenvolvido um estudo experimental do tipo ensaio randomizado controlado. Para a consecução do estudo, a intervenção consistirá numa aula para estudantes de enfermagem sobre o histórico e a institucionalização do SUS, por meio do uso do método storytelling. Para a construção das storytelling será utilizado o método de Campbell validado por Vogler. O controle incidirá por meio da comparação desse grupo com outro, que será exposto à aula expositiva dialogada tradicional sobre a mesma temática, sem utilização de storytelling. Os participantes serão alocados de forma randômica em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC), com taxa de 1:1. A homogeneidade entre os grupos será verificada pelos testes t de Student para amostras independentes, Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e exato de Fischer. Na a análise bivariada será utilizada as medidas associativas de significância, por meio dos testes Qui-quadrado, Exato de Fisher ou teste t de Student. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos.

Presidente - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Externo à Instituição - DANIELLE CHRISTINE MOURA DOS SANTOS - UPE
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY