Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA OLIVEIRA PARENTES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA OLIVEIRA PARENTES DA COSTA
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Remoto (Google meet)
TÍTULO: CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE ESCOLARES DOS ENSINOS MÉDIO E TECNOLÓGICO DURANTE A PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Saúde Mental; Drogas Ilícitas; Consumo de Álcool por Menores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Saúde Mental

O uso nocivo de álcool e outras drogas é considerado um problema de saúde pública. Dentre as complicações, a morte é a mais preocupante, visto que, três milhões de óbitos no mundo estão relacionados ao abuso dessa substância. Os adolescentes relatam drogar-se para experimentar novas sensações, para alívio de emoções indesejadas, por insegurança, para ser aceito pelos amigos, entre outros motivos. Estudos que trabalham com a temática indicaram o aumento do consumo de álcool durante a quarentena, contudo, o Brasil já estava acima da média mundial, evidenciando alta taxa dessa ingestão entre escolares com idade entre 12 e 18 anos. Pelo exposto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas entre escolares do ensino médio/tecnológico durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo observacional transversal, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão nas cidades de Coelho Neto, Barra do Corda e de Imperatriz. A coleta de dados está sendo realizada por meio do Google Forms, entre alunos com idade de 14 a 19 anos, através do Alcool Use Disorders Identification Test e do Drug Use Screening Inventory. A amostra será caracterizada por meio de estatísticas descritivas. O teste de KolmogorovSmirnov será aplicado. A força das associações entre as variáveis será aferida pelo odds-ratio (OR) e intervalos de confiança (IC 95%). Para o estudo das associações entre as variáveis quantitativas e qualitativas, utilizar-se-á análises de regressão logística. Para todas as análises que se pretende realizar, será adotado o nível de significância de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, parecer nº: 5.118.472.

Presidente - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2024772 - BELISA MARIA DA SILVA MELO FONSÊCA
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 15:43