Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JOÃO DE CARVALHO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JOÃO DE CARVALHO NETO
DATA: 09/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: SITUAÇÃO VACINAL ENTRE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Cobertura vacinal. Diabetes Mellitus tipo 2. Diabetes Mellitus tipo 1. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O Diabetes Mellitus interfere significativamente na efetividade do sistema imune inato e adaptativo das pessoas que vivem com essa morbidade, principalmente quando descompensado, tornando-as mais suscetíveis a determinadas doenças infecciosas, ou potencializando a gravidade de suas manifestações clínicas. É importante a atualização do cartão vacinal para infecções imunopreveníveis como uma estratégia fundamental de proteção da saúde e de promoção da qualidade de vida. Objetivo: Analisar a situação vacinal entre pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1 e 2 na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo transversal analítico que será realizado em 25 Unidades Básicas de Saúde da cidade de Picos, PI. A população foi composta por 2564 pacientes. Utilizou-se o cálculo de amostra para população finita, estratificado por proporção para definição do número de participantes. A variável dependente será a situação vacinal e as independentes serão sociodemográficas e tempo de diabetes. A coleta de dados acontecerá aplicando o formulário de coleta durante as Consultas do Enfermagem à pessoa com diabetes, para os participante elegíveis. Em seguida, será feita a análise do cartão vacinal do indivíduo. A pesquisa foi submetida à autorização da Secretaria Municipal de saúde de Picos-PI e à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo aprovação sob número de parecer: 5.036.594. Considerando o atual contexto pandêmico, serão adotadas medidas de prevenção padrão em saúde durante todas as atividades da pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo ao Programa - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - MÔNICA ANTAR GAMBA - UNIFESP
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 17:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 25/04/2024 12:57