Banca de DEFESA: ANTONIO WERBERT SILVA DA COSTA

DISCENTE: ANTONIO WERBERT SILVA DA COSTA
DATA: 09/09/2022
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: COMPREENSÃO A LUZ DE PIERRE LÉVY
PALAVRAS-CHAVES: ensino de enfermagem; pandemia Covid-19; ensino online; teleducação interativa; formação profissional em saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Considerações iniciais: O ensino remoto em enfermagem foi uma realidade vivenciada pelas instituições de ensino no mundo, a partir da emergência em saúde causada pela pandemia Covid-19. A rápida organização e implementação dessa modalidade de ensino levou os professores e estudantes de enfermagem a vivências na cibercultura, até antes, não experimentadas, cujas experiências não tiveram seus impactos dimensionados e requerem compreensão. Objetivo: Compreender as experiências docentes e discentes com o ensino remoto na graduação em Enfermagem, por meio da visão de cibercultura de Pierre Lévy. Método: Estudo analítico de abordagem qualitativa. O cenário foi um curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, contando com a participação de cinco docentes e 20 discentes. A produção dos dados ocorreu no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em uma plataforma de videoconferências. Os dados foram processados separadamente para discentes e docentes, com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, produzindo classes que possibilitaram uma análise e definição de categorias temáticas por meio de compreensão de sentidos, com o apoio da visão de Cibercultura de Pierre Lévy. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.017.821. Resultados: A Classificação Hierárquica Descendente distinguiu seis classes interpretativas do corpus dos discentes e dos docentes. Essas classes originaram três categorias temáticas para compreensão das experiências docentes e discentes. A compreensão docente perpassou: O planejamento para o ensino remoto em enfermagem; Tensões e conciliações diante da indissociabilidade do ciberespaço e o espaço doméstico no ensino de enfermagem; A construção de uma cibercultura no ensino de enfermagem. A compreensão discente perpassou: Ensino de enfermagem entre o virtual e o presencial; Os desafios da estrutura para o ensino remoto; Percepções sobre o ensino tradicional e remoto. As experiências se mostraram entrelaçadas e intercambiantes, estruturando o processo de ensino aprendizagem na dialética das tensões, conflitos e recomendações para continuidade. Considerações Finais: A organização do ensino remoto ocorreu de maneira rápida e insuficiente, desconsiderando as particularidades do momento e as individualidades dos alunos e professores. A compreensão fundamentada em Pierre Lévy deixa claro a necessidade da cibercultura no meio educacional, porém com a introdução das tecnologias adequadas e desenvolvimento de técnicas para manuseio.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - URCA
Externo ao Programa - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Presidente - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES