• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS FELIPE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 28/09/2022
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE CUIDADOS ÀS PESSOAS ADULTAS COM ESTOMIA INTESTINAL DE ELIMINAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estomia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Atualmente, uma estratégia de ensino que vem sendo bastante difundida nos cursos de graduação em saúde, são as metodologias ativas de ensino, baseadas no uso de estratégias didáticas que estimulem a criticidade do aluno, a partir de situações problematizadoras, além de colocá-lo como protagonista do seu processo de aprendizagem. Neste contexto, surgem várias metodologias ativas com esse novo objetivo de ensino, a exemplo do Team Based Learning. A confecção das estomias intestinais de eliminação podem gerar diversos impactos, a exemplo das mudanças nas atividades de vida diária, levando a alterações emocionais e nas relações sociais. A Enfermagem tem papel fundamental nesse processo, pois está presente em todos os momentos da assistência, implementado cuidados diretos e indiretos para dar suporte e amenizar riscos e complicações com a estomia, desde cuidados com a prevenção de complicações até a reabilitação. A tecnologia educativa pode contribuir com uma aprendizagem ativa dos alunos e despertar o interesse pela aprendizagem da temática que como demostrado, possui relevância no contexto clinico. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo construir e validar um objeto virtual de aprendizagem móvel sobre estomias intestinais de eliminação para graduandos de Enfermagem. Trata-se de estudo metodológico, com abordagem quantitativa de dados, divido em duas etapas: Etapa 1 - Estudo Transversal para levantamento das necessidades de aprendizagem dos graduandos de enfermagem sobre às recomendações de cuidados às pessoas adultas com Estomia Intestinal de Eliminação. Etapa 2 – Construção e Validação do conteúdo educacional do storyboard tendo como referencial metodológico o Design Instrucional Contextualizado, como referencial teórico o Team Basead Learning e as recomendações do Team-Based Learning Colaborative. As referências temáticas utilizadas para a construção do conteúdo educacional foram o Consenso Brasileiro de Cuidados as Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação da Sociedade Brasileira de Estomaterapia e a literatura nacional de Paula, Paula e Cesaretti. O conteúdo educacional do storyboard foi construído em cinco fases a saber: análise, design, desenvolvimento, implementação e avalição, atrelado às quatro etapas do Team Based Learning: preparação individual, garantia do preparo, aplicação dos conceitos e avaliação. O processo de avaliação pelos experts está em andamento. Os resultados obtidos até o momento referem-se a etapa 1. No que concerne ao conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre as recomendações de cuidados às pessoas adultas com estomia intestinal de eliminação, verificou-se que dos 19 itens sobre as recomendações do Consenso Brasileiro, apenas 5 eram conhecidos pelos estudantes de Enfermagem (percentual de respostas 4 e 5 maior ou igual a 75%). Um dos itens mais desconhecidos pelos estudantes de Enfermagem foi a demarcação do local da estomia 59,4%. Verificou-se a associação com significância estatística entre a modalidade de ensino e o conhecimento, p-valor (0,04) e Odds Ratio de 1,05.

Externo ao Programa - 2499589 - CHRYSTIANY PLÁCIDO DE BRITO VIEIRA
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - SANDRA MARINA GONÇALVES BEZERRA - UESPI