Banca de DEFESA: MANUELLA CARVALHO FEITOSA

TÍTULO:

DEMANDA DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES PORTADORES DE HIV/AIDS

PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Carga de Trabalho. Cuidados de Enfermagem. HIV. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Escalas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A utilização de escalas de mensuração capazes de quantificar os cuidados dispensados aos pacientes é fundamental para adequar o dimensionamento da equipe de enfermagem conforme estas demandas assistenciais, com vistas a resguardar a saúde dos profissionais e potencializar a qualidade da assistência. No que concerne aos cuidados de enfermagem a pacientes portadores de HIV/AIDS, tal conjuntura se torna ainda mais preponderante devido a toda uma carga emocional, biológica e peculiaridades que envolvem esta assistência. O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre a demanda de cuidados de enfermagem a pacientes portadores de HIV/AID e as variáveis biossociais, clínicas e terapêuticas. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal, que aplicou o Nursing Activities Score (NAS) em unidades de internação adulto de um hospital referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias no município de Teresina- PI, no período de 05 novembro de 2012 a 15 de março de 2013. A amostra foi constituída por 150 pacientes que eram principalmente do sexo masculino (60%), com média de 39 anos, média de quatro anos de diagnóstico do HIV e de 18 dias de internação, tendo como principais motivos de internação a anoxeria, astenia e perda ponderal, como doenças oportunistas mais frequentes as causadas por bactérias e foram classificados majoritariamente na categoria de cuidados intermediários (48,7%). Quanto à demanda de cuidados de enfermagem, foram realizadas 1860 medidas do NAS, obtendo-se uma média do escore total no hospital de 36,26%, sendo de 30,36% nas enfermarias e 80,44% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os profissionais de enfermagem estavam expostos à sobrecarga de trabalho em quase todos os setores, conforme estimativas, devido ao número de profissionais menor que a demanda de cuidados dos pacientes, sendo a situação mais preocupante a encontrada no Bloco E. Os itens 1, 7 e 8 do NAS foram aplicados diariamente a todos os pacientes (100%) e os itens 3 e 4 foram pontuados com frequência elevada (98,65%). A demanda de cuidado de enfermagem dos pacientes foi estatisticamente correlacionada com as variáveis “Sistema de Classificação de Pacientes de Perroca” (p = 0,000), “tempo de internação no hospital” (p = 0,008), “desfecho clínico” (p = 0,000), “taxa de linfócitos TCD4” (p = 0,019), “taxa de linfócitos TCD8” (p = 0,011), “presença de comorbidades” (p = 0,019), “número de comorbidades” (p = 0,020), “problemas hepáticos” (p = 0,001) e “uso de Inibidores da Transcriptase Reversa Não-Análogo de Nucleosídio” (p = 0,030). Conclui-se que os pacientes internados na UTI do hospital cenário do estudo apresentaram acentuada demanda de cuidados, refletida pela média elevada do NAS e os que permaneceram internados nas enfermarias, apresentavam demandas de cuidados compatíveis com o esperado para estes setores de internação hospitalar. Ressalta-se a importância da adequação das equipes de enfermagem do hospital a essas demandas assistenciais e a utilização do NAS para subsidiar a distribuição dos integrantes das equipes, em cada setor. Sugere-se a realização de estudos que apliquem o NAS em outras realidades nacionais que atendam clientela portadora de HIV/AIDS, para que sejam possíveis comparações mais coerentes.

Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Interno - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo à Instituição - LILIA DE SOUZA NOGUEIRA - USP
Notícia cadastrada em: 14/11/2013 15:52