Banca de DEFESA: MARY ANGELA DE OLIVEIRA CANUTO

DATA: 30/03/2015
LOCAL: Auditório do PPGEnf
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE PESSOAS ACOMETIDAS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

PALAVRAS-CHAVES:

Acidente Vascular Cerebral. Sobreviventes. Qualidade de vida. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pessoas sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC) pode fornecer um perfil global das condições funcionais, psicossociais e da percepção da vida, orientando o processo de reabilitação. Esta pesquisa objetivou avaliar a QVRS de pessoas acometidas por AVC. Trata-se de um estudo descritivo de delineamento transversal realizado em Teresina-Piauí, em um centro de referência em reabilitação física e/ou motora de pessoas acometidas por AVC. A amostra foi constituída por 104 pessoas atendidas no centro mencionado. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: mini Exame do Estado Mental (MEEM), para avaliação do estado cognitivo e seleção dos participantes aptos a responderem os demais instrumentos do estudo; um formulário estruturado com informações sociodemográficas, econômicas, sobre o arranjo familiar, cuidador, aspectos clínicos e os serviços que utiliza no centro; e a Stroke Specific Quality of Life Scale SS-QOL, específica para avaliação da QVRS de pessoas com AVC. Para a análise de dados, foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 18.0, com os testes: T Student, ANOVA (com o teste Post Hoc usando a correção de Tukey), Pearson e Spearman. Os principais resultados foram: média de 23,13 pontos no MEEM, com 26% da amostra com déficit cognitivo; média de idade igual a 57,31 anos (±17,15); predomínio do sexo masculino (51,90%); casados (48,10%); com 8 ou mais anos de escolaridade (55,80%); baixa renda (54,50%); presença de um cuidador (70,10%), que era, mais frequentemente, o próprio cônjuge (35,20%); com AVC isquêmico (69%); tempo decorrido depois do último AVC maior de 36 meses em 33,30% (média 33,35±35,23); houve presença expressiva de fatores de risco prévios para o AVC; as sequelas mais frequentes foram: hemiparesia direita (41,60%), hemiparesia esquerda (39%) e dificuldade de fala (28,60%). Quanto à QVRS, obtiveram-se baixos escores, demonstrando domínios e QVRS comprometidos (escore total de QVRS teve média de 146,84±36,31). O domínio mais afetado foi relações sociais e o menos afetado foi visão. O escore total de QVRS foi estatisticamente associado às variáveis: escolaridade (p=0,00); dislipidemia (p=0,03); hemiplegia esquerda (p=0,04); hemiparesia direita (p=0,05); dificuldade de fala (p=0,03); e tempo decorrido após o AVC (p=0,01). A pesquisa evidenciou as consequências negativas da ocorrência da doença na QVRS da pessoa acometida. Estudos sobre a avaliação da QVRS de pessoas acometidas por AVC são importantes, porque a identificação dos aspectos da vida mais afetados pela doença, além dos fatores que interferem na sua QVRS, é essencial para a implantação de estratégias oportunas de intervenção.

Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Presidente - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo à Instituição - LUCIANA KUSUMOTA - USP
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO