Banca de DEFESA: JOÃO PAULO RODRIGUES DE CARVALHO

DISCENTE: JOÃO PAULO RODRIGUES DE CARVALHO
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM TERESINA (1975-1980): RESISTÊNCIA E MILITÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: História. Movimento Estudantil. Regime Civil-Militar. SIAN.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo central estudar o movimento estudantil secundarista e universitário em Teresina durante os anos de 1975 a 1980. De forma específica, serão analisadas a ligação dessa experiência de militância com a UNE, bem como as representações jornalísiticas do movimento estudantil contidas nos jornais O Dia e O Estado. Para tal, a investigação se valerá da revisão bibliográfica sobre a temática escolhida e de um conjunto de relatórios obtidos através de pesquisa exploratória realizada nos arquivos do SIAN (Sistema de Informação do Arquivo Nacional), como documentos do Dops (Delegacia de Ordem Política e Social) e do SNI (Serviço Nacional de Informação), acionados como instrumentos que viabilizam a análise do movimento estudantil no recorte estudado.

Presidente - 2367712 - FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 1551249 - JOHNY SANTANA DE ARAUJO
Externo à Instituição - TÚLIO HENRIQUE PEREIRA - URCA
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 11:29