NUPEM – Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí

O PPGHB apresenta para a comunidade o NUPEM – Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí. Este é Coordenado pelos Profs. Antônio Fonseca Neto e Pedro Vilarinho Castelo Branco, que retomam as atividades do núcleo com uma nova reestruturação. Para efetivação dessa nova etapa o núcleo conta com a preciosa e indispensável colaboração dos egressos do doutorado do PPGHB, Profa. Talita Marjorie Lira Sousa e do Prof. Ronyere Ferreira da Silva, cuja proposta está passando por um processo de revitalização, inclusive, com a proposição de uma interação e troca de experiências entre alunos da graduação e da pós-graduação. Para isso, estará, em breve, sendo realizado um processo seletivo para este fim.

O Núcleo de Pesquisa em Memória (NUPEM) estabelece uma série de objetivos gerais que delineiam sua missão e propósito. Primeiramente, visa a produção de acervos documentais cientificamente relevantes destinados a subsidiar pesquisas sobre as experiências históricas do Brasil. Este objetivo fundamental reflete o compromisso do NUPEM em contribuir para o avanço do conhecimento histórico e promover a compreensão mais profunda do passado brasileiro.

Em segundo lugar, o NUPEM busca disponibilizar, após um cuidadoso tratamento, tanto acervos físicos quanto digitais para acesso pela comunidade. Esse aspecto da missão do NUPEM enfatiza o seu compromisso com a democratização do conhecimento histórico, garantindo que os recursos produzidos sejam acessíveis a pesquisadores, estudantes e interessados em geral.

Além disso, o núcleo busca estabelecer mecanismos e instrumentos de cooperação com instituições tanto nacionais quanto internacionais. Essa colaboração é fundamental para ampliar o alcance e o impacto das atividades do NUPEM, contribuindo para a implementação de programas e políticas sociais, educacionais e culturais que promovam uma compreensão mais ampla e informada do passado.

Por fim, o NUPEM se compromete a elaborar e produzir recursos educativos que intervenham na tríade pesquisa, ensino e extensão. Essa perspectiva enfatiza a interconexão entre essas atividades acadêmicas e destaca o papel do núcleo não apenas na produção de conhecimento, mas também na sua disseminação e aplicação na sociedade.

Em breve, contaremos com a disponibilização de rico acervo documental em meio digital, disponibilizado na internet, e com acesso livre a todos os pesquisadores/as interessados na História e na Memória do Piauí.

O NUPEM, encontra-se localizado no CCHL, no prédio ao lado da Biblioteca Setorial.

Notícia cadastrada em: 01/04/2024 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/04/2024 15:39