• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIMARA ALVES DA COSTA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIMARA ALVES DA COSTA VIEIRA
DATA: 11/09/2015
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 302 - CCHL
TÍTULO:

UMA REPRESENTAÇÃO DO CARIBE EM UNE TEMPÊTE, DE AIMÉ CÉSAIRE


PALAVRAS-CHAVES:

Caliban. Caribe. AiméCésaire. Pensamento Decolonial. Lugar de Enunciação Latino-americano.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo da peça teatral Une Tempête(1969), de AiméCésaire, a partir de um pensamento decolonial. Um texto adaptado especialmente para um teatro negro. A peça traza relação entre duas personagens-símbolo da literatura ocidental: Próspero e Caliban; o colono branco e o escravo negro. O escritor caribenho faz uma releitura da peçaA Tempestade(1611),de Shakespeare. AiméCésaire expõe em sua peça os conflitos fundamentais entre as raças e as classes, declaração feita no prólogo da obra. A peça é um canto de liberdade que emerge a partir da resistência estabelecida por Caliban às imposições de Próspero na releitura feita por AiméCésaire. E é a partir de um pensamento decolonial, que Caliban torna-se símbolo de uma reivindicação pelo direito de enunciar, de falar de si,de contar a própria história do seu lugar sem que tenha de ser pelo filtro europeu. O objetivo da pesquisa é apontar e que aspectos teóricos Une Tempête instaura-se como uma representação possível do Caribe em perspectiva às das Américas. Neste estudo serão utilizados elementos da História, sobretudo ao período correspondente à Descolonização do Caribe, assim como um dos conceitos fundadores da identidade caribenha.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637106 - ALCIONE CORREA ALVES
Externo à Instituição - ELIO FERREIRA DE SOUZA - UESPI
Interno - 1192205 - SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
Notícia cadastrada em: 02/09/2015 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 13:39