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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS HELAM ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS HELAM ALVES DA SILVA
DATA: 11/09/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 301 - CCHL
TÍTULO:

PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA: TRABALHANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO GÊNERO TIRINHA MEME


PALAVRAS-CHAVES:

Recategorização; Metáfora; Multimodalidade; Genero tirinha meme.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

No âmbito da Linguística do Texto, o estudo da recategorização tem se mostrado uma profícua área de investigação desde a divulgação do trabalho seminal de Apothéloz e Reichler-Béguelin, no ano de 1995, quando a recategorização é apresentada como uma estratégia de designação pela qual os referentes são remodulados na atividade discursiva. Essa nova perspectiva vem chamando à atenção de vários pesquisadores, dentre eles podemos citar: Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011), entre outros. A partir destes e de outros trabalhos tem sido considerável o número de pesquisas que buscam descrever o fenômeno na construção de sentidos de textos via processo de recategorização. Dos estudos elencados, destaque-se os de Lima (2003; 2009) que de forma sistemática defende a necessidade de um enlace entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva para uma melhor compreensão do fenômeno da recategorização, um passo que pode também ser produtivo para o estudo desse processo em textos multimodais, que é a nossa proposta. Dessa maneira, a fim de atingir os objetivos da pesquisa, recorreremos a uma interface entre a perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, conforme proposição de Lima (2009), e a teoria da metáfora multimodal, proposta por Forceville (2009). Estudos como o de Lima (2013) já se ocuparam de investigar este processo na construção referencial de charges. Entretanto, tais estudos ainda não alcançam a interface por nós pretendida, uma vez que não promovem uma descrição sistemática da mescla das linguagens verbal e visual, focalizando muito mais os efeitos de sentido decorrentes das recategorizações. Assim, o desafio deste projeto é tratar da recategorização metafórica na construção de sentidos de um gênero multimodal, objetivando alcançar uma descrição desse processo que efetivamente contemple o tripé texto-cognição-multimodalidade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 239.422.233-68 - SILVANA MARIA CALIXTO DE LIMA - UESPI
Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANKLIN OLIVEIRA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 10/09/2015 15:23
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