Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISLANDIA DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEISLANDIA DE SOUSA SILVA
DATA: 06/07/2016
LOCAL: Sala 301 - CCHL
TÍTULO:

Categoria Tempo Verbal: por uma prática reflexiva em livros didáticos à luz dos princípios enunciativos de Antoine Culioli.

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Língua Portuguesa; Livro didático; Tempo verbal; TOPE.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Atualmente há um esforço das políticas educacionais, sobretudo no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, em promover um método de estudo que considere as reais condições de utilização da língua, um exemplo disso são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),os quais têm como premissas básicas conduzir o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua e da linguagem em situações concretas de uso. Nessa perspectiva, tanto o aluno quanto o livro didático de língua portuguesa, cujas as propostas pedagógicas são orientadas por esses parâmetros curriculares, possuem papeis fundamentais para o ensino/ aprendizagem das múltiplas variedades que a língua oferece. Sabendo disto, buscamos investigar e refletir sobre as abordágens teóricas/ metodológicas referentes à categoria do tempo verbal em livros didáticos do Ensino Fundamental l. Para tanto, selecionamos como corpus quatro coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa de 6° e 7º do Ensino Fundamental, aprovadas pelo PNLD 2012 e 2016. As coleções são: A aventura da linguagem; Para viver juntos, Tecendo Linguagens, Português/linguagem. O presente estudo insere-se em uma perspectiva enunciativa do quadro teórico de Antoine Culioli, que concebe a enunciação como sendo um processo de constituição do enunciado, o qual é construído para significar. Sendo assim, a linguagem é compreendida como sendo uma atividade de construção que se realiza com base em operações que resultam na produção dos enunciados, e que os valores referenciais dos seus elementos não são dados, e sim construídos. Desse modo, a relevância deste estudo consiste em apontar caminhos para uma nova contextualização do modo de se trabalhar a categoria tempo verbal no ensino de língua materna.

Externo à Instituição - JANETE DOS SANTOS BESSA NEVES - PUC - RJ
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 29/06/2016 12:07