Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE MOURA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE MOURA TEIXEIRA
DATA: 25/10/2018
LOCAL: Sala de vídeo II
TÍTULO: Os compêndios gramaticais e os concursos públicos: o caso da Colocação Pronominal
PALAVRAS-CHAVES: Colocação Pronominal. Gramáticas. Concursos Públicos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A partirdos domínios do padrão e do culto, seguindo as reflexões de Faraco (2008), esta dissertação intenta apresentar como a Colocação Pronominal é retratada em compêndios gramaticais e em questões de prova de concursos públicos. Para tanto, como objetivo geral, procura-se investigar o tratamento dado à Colocação Pronominal nos concursos públicos, fazendo um contraponto entre as regras de compêndios gramaticais e o que é efetivamente encontrado em questões de provas desses certames. Partindo disso, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: 1) Catalogar prescrições quanto ao tema de Colocação Pronominal em gramáticas voltadas para concursos públicos; 2) Examinar questões de provas de concursos públicos quanto ao tópico de Colocação Pronominal; 3) Confrontar as regras das gramáticas com o que efetivamente é encontrado em questões de provas de concursos públicos. Para isso, foram escolhidas seis gramáticas para descrição e análise, seguindo dois critérios: constar em buscas no Google Shopping e ter omaior número de edições. Já a escolha das seis bancas organizadoras para descrição e análise de suas questões seguiu os seguintes critérios: estar entre as 20 bancas com o maior número de questões disponibilizadas na plataforma Qconcursos.com, bem como o maior número de questões de Colocação Pronominal disponibilizadas nessa plataforma. Assim sendo, estão sendo avaliadas as seguintes gramáticas: 1) Português para concursos, de Renato Aquino; 2) A nova gramática do concursando, de José Almir Fontella Dornelles; 3) Gramática da língua portuguesa para concursos, de Nilson Teixeira de Almeida; 4) Nova gramática da língua portuguesa para concursos, de Rodrigo Bezerra; 5) Gramática para concursos, de Marcelo Rosenthal; e 6) Português esquematizado®, de Agnaldo Martino. Por outro lado, estão sendo avaliadas as bancas: 1) Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP); 2) Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE / CESPE); 3) Fundação Carlos Chagas (FCC); 4) Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES); 5) Fundação Professor Carlos Antonio Bittencourt (FUNCAB); e 6) Fundação CESGRANRIO. Após as primeiras análises, constata-se que as gramáticas Nova gramática da língua portuguesa para concursos, de Rodrigo Bezerra, e Português esquematizado®, de Agnaldo Martino, convergem em grande medida em suas regras de Colocação Pronominal, mas, também, há pontos de divergências entre elas. Além disso, em síntese, verifica-se que 13 das 19 regras de Colocação Pronominal apresentadas nas gramáticas analisadas são efetivamente encontradas em questões da VUNESP e que 9 das 19 regras são encontradas em questões do CESPE. Ademais, no que refere ao contraponto entre as gramáticas e questões analisadas, os resultados apontam que as questões mais recorrentes entre as bancas VUNESP e CESPE são as relacionadas, em primeiro lugar, ao uso de próclise com conjunção subordinativa, com pronome relativo / em oração subordinada, em segundo lugar, ao uso de ênclise com verbo que inicia período/oração, e, em terceiro lugar, ao uso de próclise com palavra de valor negativo / em oração negativa (sem pausa entre a palavra de negação e o verbo)

Presidente - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS