Banca de DEFESA: OSVALDO MARREIROS DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: OSVALDO MARREIROS DA SILVA JUNIOR
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala 323 L
TÍTULO: Percepções De Alunos Sobre O Impacto Do Uso Da Ferramenta Duolingo No Aprendizado De Língua Inglesa
PALAVRAS-CHAVES: TICs; Língua Inglesa; Duolingo; Percepção.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Devido às mudanças tecnológicas proporcionadas pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no mundo atual e no ensino, estudantes de inglês como língua estrangeira (ILE) têm acesso a diversas novas formas de aprendizado. Para que haja sucesso na inserção de TICs em sala de aula – incluindo websites e aplicativos como o Duolingo, objeto de estudos desta pesquisa – é preciso identificar as percepções dos alunos acerca das tecnologias escolhidas no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, este estudo tem como objetivo identificar o perfil de um grupo de alunos do IFPI do 1º ano do curso de Eletromecânica, Campus Floriano, quanto ao uso de TICs no aprendizado de Língua Inglesa, verificar as percepções do impacto do uso da ferramenta Duolingo no aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa e apontar as relações entre o perfil dos alunos e as percepções que eles têm sobre o Duolingo. Foram utilizadas as contribuições teóricas de Kress & van Leeuwen (2001, 2006), Jewitt (2011), Gibson (1986), Cornwell et al (2003), Deterding et al (2011), e Kapp (2012), entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (estudo de caso e observação participante) e os dados foram coletados através de questionários, entrevistas de grupo (focus group) e diário de observação. Foi feita a análise dos dados através da análise temática das informações provenientes das diferentes fontes e concluímos que a) o grupo de alunos participantes, em grande maioria, tem familiaridade com o uso da internet em computador e smartphone, especialmente quanto ao uso de jogos; b) o contato com a ferramenta Duolingo se deu de forma satisfatória, com o grupo de alunos atingindo o nível Intermediário da ferramenta; c) os aprendizes participantes tiveram percepções essencialmente positivas acerca do uso do Duolingo para o aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa, apontando desenvolvimento e aumento da facilidade no aprendizado, do interesse e da motivação para aprender novas palavras em Inglês.

Externo ao Programa - 1323576 - ANA CLAUDIA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Externo ao Programa - 2522548 - VANIA SOARES BARBOSA
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 14:26