Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA LIMA
DATA: 26/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 307
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS PELA MARCA LEGAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS DE ANTOINE CULIOLI.
PALAVRAS-CHAVES: sentido; léxico; TOPE; legal
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho tem como proposta analisar como os sentidos são construídos pela marca legal em ocorrências no português brasileiro sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) do linguista francês Antoine Culioli. Partindo do pressuposto da teoria culiolina, que advoga que um item lexical (noção materializada) terá seu sentido construído a partir do material verbal, que são as marcas agenciadas pelos sujeitos no fazer enunciativo e que esse sentido só é estabilizado na sua pós-ocorrência, ou seja, na sua materialização, envolvendo um jogo interativo entre cotexto e contexto enunciativos, a proposta deste trabalho é, através de descrição e análise, observar o quê, na atividade de linguagem, contribui para a construção de sentidos da e pela marca legal, originando sua estabilização semântica e, consequentemente, a construção de valores referenciais nos enunciados. Segue-se a linha de investigação teórico-metodológica da TOPE, bem como uma linha de pesquisa dentro da teoria proposta pelos linguistas Franckel (2006, 2011), De Vogue e Paillard (2011), dentre outros, que procuram estudar a identidade e a variação semântica das unidades lexicais sob um viés construtivista, onde refuta-se, assim, a ideia de transparência na língua. Os “observáveis” para fins de análise foram retirados do site www.corpusdoportugues.org e outros do meio eletrônico, mais precisamente do site de busca Google. Assim, após a seleção dos enunciados para análises, e subdivisão desses enunciados em grupos, recorremos a uma sistemática metodológica de manipulação dos dados inscrita na Teoria da TOPE que se constituinuma sequência didática de agrupamento dos enunciados por aproximação semântica, extração da léxis (relação primitiva) de cada enunciado, reformulação dos mesmos através da atividade de glosa, convocação de possíveis contextos estabilizadores de sentido e, por fim, elaboração de sua forma esquemática. Nesse caminho metodológico, buscamos identificar quais invariantes, enquanto elementos da linguagem, apresentam e participam nos enunciados para a construção da identidade semântica da marca aqui estudada, bem como as invariantes processuais que se apresentam na atividade de linguagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 04/06/2019 11:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 11:39