Banca de DEFESA: CÉLIA DE FREITAS ARAÚJO NETA

DISCENTE: CÉLIA DE FREITAS ARAÚJO NETA
DATA: 12/06/2019
LOCAL: Sala 323-I
TÍTULO: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias. Whatsapp. Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A pesquisa aqui apresentada surgiu a partir de leituras e observações acerca da necessidade que professores e alunos de Língua Inglesa de turmas de Ensino Médio têm por mais momentos de interação real na língua estudada de modo que as habilidades comunicativas sejam estimuladas tanto dentro quanto fora de sala de aula. Por acreditar que o uso das novas tecnologias pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, como afirmam estudiosos da área de ensino e aprendizagem de línguas, como Paiva (2006), Leffa (2005; 2012), Gomes (2015), Costa (2013), entre outros, e por buscar em uma nova tecnologia a possibilidade de realização de tarefas que viabilizem o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos aprendizes, esse estudo tem como principal objetivo investigar, por meio de uma pesquisa-ação, as potencialidades do uso do aplicativo Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em uma turma de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A pesquisa tem como cenário o IFPI – campus Teresina Central e como sujeitos participantes os vinte alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico de eletrônica, juntamente com a professora de Língua Inglesa da turma, que é também quem se propõe a realizar este estudo. Utilizamos, como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas, além de observações e análise documental dos planejamentos de aula e do desenrolar das tarefas propostas. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos os princípios da Teoria Sociointeracionista (VYGOTSKY, 1978, 1998; LANTOLF, 2000; LANTOLF E THORNE, 2007, DONATO, 1994), os fundamentos da Abordagem Comunicativa do ensino de línguas (LITTLEWOOD, 1981; WIDDOWSON, 1991; RICHARDS AND RODGERS, 1986; entre outros), bem como trabalhos recentemente desenvolvidos na área da Linguística Aplicada (SEVERO, 2016; JONUSAN, 2017; LEMOS, 2017; COELHO E PINHEIRO, 2017; COSTA E LOPES, 2015) que confirmam que as aulas de LI podem ser beneficiadas pelo uso do aplicativo Whatsapp. Os resultados obtidos em nossa pesquisa apontaram que a experiência de uso do software nas aulas de Língua Inglesa na turma de terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico de eletrônica foi positiva, uma vez que os momentos de interação na língua foram ampliados, permitindo, dessa forma, aprendizagem além dos limites de sala de aula.

Externo ao Programa - 1323576 - ANA CLAUDIA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPI
Notícia cadastrada em: 10/06/2019 16:05