Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO SILVA
DATA: 27/08/2019
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO PIAUÍ (2004-2014): UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: PPGEL/UFPI; LINGUÍSTICA; HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA; ESTUDOS LINGUÍSTICOS.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O movimento de implantação dos programas de pós-graduação em Letras, na área da Linguística, aconteceu de forma descontínua nas universidades brasileiras. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI) foi criado em 2004, quarenta e um anos após a implantação do primeiro curso de pós-graduação em Linguística na Universidade de Brasília (UnB), em 1963 (GRANNIER, 2014). Considerando esse contexto, o propósito desta comunicação é apresentar dados de uma pesquisa de mestrado (em andamento) intitulada “Os estudos linguísticos no Piauí (2004-2014): um olhar historiográfico sobre o Programa de Pós-graduação em Letras da UFPI”, cujo objetivo é investigar os contextos de produção e de recepção das ideias linguísticas no âmbito do PPGEL/UFPI; bem como a produção de saberes que contribuíram para alicerçar o Programa. O corpus compõe-se dos documentos oficiais que regulamentaram o Programa (resoluções, portarias, regimento e editais); do conjunto das setenta e uma dissertações produzidas entre os anos de 2004 e 2014, na área da Linguística; bem como dos depoimentos de alguns professores e funcionários da universidade vinculados à área das Letras. A análise interpretativa dos dados foi realizada com base nas seguintes categorias analíticas da Historiografia Linguística: princípio da Contextualização (KOERNER, 2014) e Programas de Investigação (SWIGGERS, 2004). Além disso, no plano epistemológico, recorremos aos conceitos de tradições de pesquisa (LAUDAN, 2011) e estilo de pensamento (FLECK 2010). As análises preliminares possibilitaram uma (re)construção histórica do processo de implantação e desenvolvimento do PPGEL/UFPI, no período analisado, a partir de reflexões (históricas, linguísticas e epistemológicas) acerca dos eventos que foram determinantes para tal fato; bem como verificar que, no âmbito dos estudos linguísticos, predominaram abordagens teórico-metodológicas híbridas, uma vez que, em algumas dissertações, as análises são ancoradas em aspectos socioculturais e, em outras, partem de uma perspectiva mais imanente.

Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Presidente - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - MESSIAS DOS SANTOS SANTANA - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 14:43