Banca de DEFESA: RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO SILVA

DISCENTE: RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO SILVA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO PIAUÍ (2004-2014): UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Historiografia Linguística. Linguística no Piauí. Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa objetiva apresentar uma historicização do processo de desenvolvimento da produção linguística no Piauí, no âmbito do PPGEL/UFPI, tendo, como ponto de partida, o processo de implantação da disciplina Linguística na universidade, considerando todo o seu curso histórico, até a implantação e o desenvolvimento do referido Programa. Para tanto, foram estabelecidos objetivos específicos, quais sejam: (i) contextualizar os fatores internos e externos que contribuíram para a implantação da disciplina Linguística no Piauí, mais detidamente para surgimento do PPGEL/UFPI; (ii) averiguar, com base no contexto de produção e de recepção, como os pesquisadores/autores abordam as questões linguísticas nas dissertações defendidas no período de 2004 a 2014; (iii) identificar movimentos de continuidades e descontinuidades nas perspectivas de pesquisa adotadas pelos professores (pesquisadores/orientadores) do PPGEL/UFPI, a partir da análise das dissertações; e (iv) discutir, dentro do recorte temporal privilegiado, sobre a contribuição piauiense para a tradição linguística brasileira e para a produção de conhecimento linguístico. Para a análise, tomamos como corpus desta pesquisa os seguintes documentos: os documentos oficiais que regulamentaram o curso de Letras e o PPGEL/UFPI, como as resoluções, portarias, regimento e editais; os depoimentos de alguns professores da instituição, a fim de se coletar dados para a compreensão do contexto de produção e de divulgação dos estudos linguísticos aqui analisados; e a amostra de 38 (trinta e oito) dissertações produzidas entre os anos de 2004 e 2014, extraídas do Banco de Dissertações em Letras do PPGEL/UFPIA base teórica e metodológica que subsidiou este trabalho, luz da Historiografia Linguística, está centrada nos postulado de Koerner (1996, 2005, 2014), Swiggers (2004, 2018), Altman (1998, 2016, 2018), Batista (2007, 2013), só para citar alguns. É importante ressaltar que o recorte temporal contemplado neste estudo não implica desconsiderar a produção linguística do PPGEL/UFPI posterior a 2014, nem a sua importância para o cenário da instituição. A delimitação foi estabelecida para que possamos oferecer, de modo mais detalhado, algumas das perspectivas de pesquisa, na área da Linguística, empreendidas no Piauí, a partir de análises pormenorizadas das dissertações elencadas como corpus desta pesquisa. Diante disso, acreditamos ser relevante para o estudo a discussão sobre as seguintes questões: (i) No que diz respeito à dimensão social desta pesquisa, quais processos históricos suscitaram a implantação da disciplina Linguística e do PPGEL/UFPI? (ii) Com base na dimensão teórica, por meio do conceito de Programas de Investigação, quais são as perspectivas de pesquisas linguísticas privilegiadas nas dissertações desenvolvidas no PPGEL/UFPI ao longo do período em análise?  (iii) Tendo em vista a dimensão temporal privilegiada, é possível estabelecer movimentos de continuidades e descontinuidade nos caminhos teóricos percorridos pelos professores do PPGEL/UFPI no decorrer do desenvolvimento do Programa? O resgate das informações históricas, documentais e linguísticas, dentre outras possibilidades, permitiram melhor (re)conhecer como tem sido feita a produção linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, assim como apontar os movimentos de continuidades e descontinuidades teóricas nessas produções.

Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Presidente - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - Ronaldo de Oliveira Batista - UPM
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 10:14