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Banca de DEFESA: ANTONIO ARTUR SILVA CANTUARIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO ARTUR SILVA CANTUARIO
DATA: 17/04/2020
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: METAGÊNEROS: uma análise de tutoriais de Youtube sobre a produção de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC
PALAVRAS-CHAVES: Metagêneros. Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Tutoriais de Youtube.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

      O estudo sobre Metagêneros é relativamente novo no cenário das pesquisas brasileiras sobre gênero, o que se comprova pela escassez de trabalhos nessa área. Diante disso, visando a acrescentar conhecimentos teóricos e metodológicos a essa temática, este trabalho tem por objetivo analisar, sociorretoricamente, como os tutoriais de Youtube relacionados à produção de Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, concebem esse gênero e como modelizam/prescrevem sua composição. Elencaram-se os seguintes objetivos específicos: descrever as orientações constantes nos tutoriais sobre a produção do TCC e os aspectos do gênero privilegiados nessas orientações, considerando as seções de  Introdução, Metodologia e Considerações finais; verificar se o tipo de orientação que predomina nos tutoriais sobre as seções de Introdução, Metodologia e Considerações finais é prescritiva ou não; observar se os tutoriais se pautam em uma perspectiva disciplinar ou generalista acerca da composição do gênero TCC, em suas orientações. Teoricamente, este estudo está amparado nos pressupostos teóricos da sociorretórica, em autores como Miller (2009), Bazerman (2006) e Devitt (1991, 2004), autores estes que subsidiam as reflexões sobre o conceito de gênero como prática social; Swales (1990), discorrendo sobre as noções de propósito comunicativo e comunidade discursiva; Giltrow (2002), Nunes (2017) e Nunes; Silveira (2018), que fundamentam as reflexões sobre Metagênero. Busca-se apoio em Barros; Pessoa; Diniz (2016) para definir o gênero TCC, bem como em Reis; Romão; Leite (2011) e Serrano; Paiva (2008), sobre os tutoriais. Metodologicamente, esta pesquisa tem caráter quanti-qualitativo, descritivo e interpretativo (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010; CHIZZOTI, 2014; LUDKE; ANDRÉ, 2015; TRIVONOS, 2015), uma vez que os dados coletados foram contabilizados, descritos e postos à intepretação. O corpus da pesquisa constituiu-se de 9 tutoriais, coletados em 3 canais de Youtube sobre a produção de TCC, em que foram selecionados 3 tutoriais de cada canal sobre as três principais seções que compõem o TCC: a Introdução, a Metodologia e as Considerações finais. Selecionaram-se os tutoriais analisados não anteriores a 2014 nem produzidos após o segundo semestre de 2019 e cuja temática tratasse sobre orientações relacionadas às seções supramencionadas, excluindo-se aqueles de conteúdo predominantemente propagandísticos. Ressalta-se que, para fundamentar os procedimentos metodológicos de análise do objetivo específico 2, utilizou-se a teoria da modalidade linguística, adotando-se Castilho; Castilho (1993) e Nascimento (2010) como referências para categorizar os modalizadores. Os dados analisados permitem, portanto, afirmar o predomínio de uma orientação focada em aspectos estruturais/formais sobre o conteúdo que deve ser inserido nas seções e sobre o número de páginas e parágrafos. Na seção de Metodologia, constatou-se um comportamento diferenciado, relacionado a esse aspecto, isto é, uma orientação metametodológica, na qual se aborda exclusivamente a metodologia científica como apoio da orientação sobre a Metodologia enquanto seção. Predomina uma abordagem prescritiva da orientação, haja vista a prevalência da modalidade deôntica de obrigatoriedade no discurso dos tutorialistas. Assim, os tutoriais analisados comportam-se como metagêneros acadêmicos, concebendo o TCC como gênero amplo que possui seções como a Introdução, a Metodologia e as Considerações finais que se apresentam em diferentes gêneros.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Externo à Instituição - VALFRIDO DA SILVA NUNES - UFAL
Notícia cadastrada em: 09/04/2020 12:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 16/06/2021 16:22