Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LETRAMENTOS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Práticas letradas. Identidade(s). Formação docente inicial.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta proposta de pesquisa insere-se no âmbito dos estudos dos letramentos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí/UFPI e tem como objetivo investigar o processo de constituição da identidade docente, mediante as práticas letradas, na formação inicial do curso de Letras. Fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, tendo Street (1995, 2014), Kleiman (1995, 2005) e Soares (2004) como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Apoia-se ainda no recorte teórico da Formação Docente inicial, em Nóvoa (1995), Tardif (2013) e na Teoria Social de Identidade(s) como construção social fragmentada(s) e descentralizada(s) (HALL, 2006), as quais “não estão nos indivíduos, mas são construídas nas interações com as pessoas” (MOITA-LOPES, 2002, p.47) . Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa. O método de pesquisa será o (auto)biográfico, também conhecido por Pesquisa Narrativa Autobiográfica. O estudo terá como colaboradores dez alunos do 8º, do curso de Letras da Universidade Federal do Piauí e propõe como dispositivos para procedimento de coleta de dados as telas de conversa e as narrativas autobiográficas escritas. No que se refere ao aporte teórico-metodológico, consideram-se as narrativas um instrumento de mediação na revelação das identidades, fruto de reflexões de vida dos próprios sujeitos. Espera-se, com esse estudo, resultados relevantes do ponto de vista sociocultural e acadêmico-científico, haja vista que se insere no âmbito não apenas dos estudos de linguagem, mas também do ensino.

Presidente - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UFPI
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo ao Programa - 065.656.203-00 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA - UFPI
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 08:59