Notícias

Livro de Francisco Alves Filho fará parte do PNBE 2013

 

 

O livro ‘Gêneros Jornalísticos - Notícias e Cartas de Leitor no Ensino Fundamental’ do professor e pesquisador Francisco Alves Filho (Coordenador do Mestrado em Letras e do Núcleo de Pesquisa CATAPHORA) foi escolhido para compor as obras de Apoio Pedagógico para o Programa Nacional Biblioteca da Escola do professor 2013. O PNBE tem o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência.

 O livro ‘Gêneros Jornalísticos - Notícias e Cartas de Leitor no Ensino Fundamental’ foi publicado pela Editora CORTEZ em 2011 e faz parte da coleção Trabalhando com ... na escola. A obra dialoga diretamente com professores do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando articular dois objetivos essenciais: divulgar novos conceitos teóricos sobre o gênero e propor atividades pedagógicas e didáticas com base nesses novos conceitos. Apoiando-se em dois gêneros jornalísticos, a notícia e a carta de leitor, o livro trabalha com os conceitos ligados à noção de gênero, tais como o de evento deflagrador, de contexto de gêneros, de propósito comunicativo e de fusão, forma e conteúdo, os quais são apresentados através de exemplificações e embasam uma série de atividades de leitura, análise e produção de textos. Com muita frequência, as atividades sugeridas fazem uso da estratégia da simulação contextual, ou seja, estimula-se os alunos a se imaginarem vivendo determinados papéis nos contextos de produção de gêneros jornalísticos, de modo a adquirirem uma maior consciência da função social dos gêneros.

A obra resultou de sua pesquisa de Pós-doutoramento, na UNICAMP, no ano de 2010 e será distribuída às instituições de educação infantil, às escolas públicas de ensino fundamental e de ensino médio, nas modalidades regular e de educação de jovens e adultos, das redes municipal, estadual, federal e do Distrito Federal. 

Notícia cadastrada em: 26/08/2013 08:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/06/2021 01:54