Banca de DEFESA: JANCEN SÉRGIO LIMA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JANCEN SÉRGIO LIMA DE OLIVEIRA
DATA: 14/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Estratégias retóricas de projetos de pesquisa de doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa
PALAVRAS-CHAVES: gêneros acadêmicos; projeto de pesquisa; organização retórica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Nesta dissertação, temos como objetivo reconhecer e caracterizar como os doutorandos de História, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB), da Universidade Federal do Piauí – UFPI, constroem e entendem o problema de pesquisa em seus projetos de pesquisa aprovados entre 2018 e 2020. Para isso, realizamos análises textuais de projetos de pesquisa, identificando passos retóricos responsáveis pela apresentação do problema de pesquisa; e análises contextuais, entrevistando os doutorandos que tiveram seus projetos aprovados para identificarmos como compreendem tal gênero, com foco no problema de pesquisa. Além disso, verificamos como manuais de escrita acadêmica e os editais de seleção para ingresso no supracitado programa concebem o projeto de pesquisa e, especificamente, o problema de pesquisa. As análises foram feitas com base nas teorias de estudos de Inglês para Fins Específicos (SWALES, 1990); e Estudos Retóricos de Gênero (BAZERMAN, 2009; MILLER, 2009), nos pressupostos teóricos sobre propósito comunicativo (SWALES, 1990; ASKEHAVE E SWALES, 2009; ALVES FILHO, 2011), nos estudos sobre projetos de pesquisa (MOTTA-ROTH E HENDGES, 2010; BARROS, 2015; LUCA, 2020), no modelo linguístico de análise de gêneros (ASKEHAVE E SWALES, 2009) e utilizamos, também, como pesquisas prévias, estudos realizados sobre organização retórica de projetos de pesquisa (ALVES FILHO, 2018; LIMA DE OLIVEIRA E ALVES FILHO, 2020; LIMA DE OLIVEIRA, 2021). Esta pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo, pois além de analisarmos a ocorrência dos passos retóricos presentes no corpus, descrevemos qualitativamente cada um deles, bem como analisamos como os doutorandos entendem o problema de pesquisa em seus projetos por meio das entrevistas. Tínhamos como hipótese inicial que o problema de pesquisa fosse apresentado ao longo de todas as seções dos projetos de pesquisa, não se limitando, somente, à seção Apresentação do problema de pesquisa, mas sendo construído e reafirmado ao longo do projeto. Com as análises, foi constatado que, de fato, o problema de pesquisa é apresentado e reafirmado não somente na seção Apresentação, mas também nas demais seções que compõem o projeto de pesquisa. Nas entrevistas com os doutorandos de História, ficou evidente que a repetição de informações é uma estratégia que é utilizada para persuadir a banca examinadora, embora tal estratégia não seja bem-vista por todos os entrevistados. Foi possível aqui, portanto, entendermos que: a) construir um problema de pesquisa em História diz respeito a ter um questionamento bem delimitado que contém em seu núcleo recortes temporais e espaciais bem localizados e atrelados a um ou mais objetivos de pesquisa; b) o problema de pesquisa pode ser apresentado ao longo de várias seções dos projetos e c) os discursos dos autores que abordam sobre projetos de pesquisa, dos editais de seleção e dos doutorandos em História se aproximam em relação a entenderem o projeto de pesquisa como um instrumento de persuasão e de planejamento e sobre o problema de pesquisa se referir a um questionamento, enquanto os distanciamentos têm a ver com funções não previstas para o projeto de pesquisa, tal como este funcionar como guia para escolhas de disciplinas no processo de doutoramento.

Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - CIBELE GADELHA BERNARDINO - UECE
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 17:40