Banca de DEFESA: ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA

DISCENTE: ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA
DATA: 29/03/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EVENTOS DE LETRAMENTO: O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Produção escrita. Eventos de letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Em sala de aula, de modo geral, toda e qualquer prática desenvolve-se a partir de eventos de letramento específicos, de forma a atender às necessidades particulares de ensino e de aprendizagem. Assim, o processo de orientação às práticas de produção escrita, bem como as próprias práticas de produção escrita dão-se, inevitavelmente, a partir de eventos de letramento direcionados aos fins aos quais se deseja alcançar. Diante disso, a questão norteadora da pesquisa é a seguinte: como se efetivam os eventos de letramento que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa na terceira série do ensino médio no processo de orientação/mediação da efetiva produção escrita de textos argumentativos em aulas de língua portuguesa. Na perspectiva de responder à inquietação revelada na questão norteadora, traçou-se como objetivo geral: investigar os eventos de letramento que ocorrem em aulas de Língua Portuguesa na terceira série do ensino médio no processo de orientação/mediação da efetivação da produção escrita de textos argumentativos em aulas de língua portuguesa. Já os objetivos específicos são: a) descrever a configuração contextual dos eventos de letramentos direcionados orientação da produção escrita de textos argumentativos b) verificar o processo de orientação/mediação do professor na produção escrita; c) verificar a percepção/compreensão dos alunos acerca das orientações oferecidas pelo professor, no processo de produção escrita de textos argumentativos. Este estudo tem como base teórica os fundamentos dos Novos Estudos do Letramento, propostos por Street (1984; 1989; 1993; 2014). A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do ensino médio, especificamente em uma turma de terceira série. A pesquisa será qualitativa de viés etnográfico. Já os participantes foram oito alunos estudantes na turma supracitada. O corpus da pesquisa foi composto por eventos de letramento orais e escritos presentes no contexto de ensino. A análise interpretativa dos dados desta pesquisa se processou através da descrição e interpretação de eventos de letramentos que ocorreu no ensino, com vistas às orientações de sala de aula, em uma turma de terceira série, em momentos em que transcorreram os eventos voltados para a orientação para a prática da produção escrita no contexto do ensino de Língua Portuguesa.

Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo à Instituição - SHIRLEI MARLY ALVES - UESPI
Notícia cadastrada em: 23/03/2022 11:02