Banca de DEFESA: MARCIA BARBOSA DE MOURA

DISCENTE: MARCIA BARBOSA DE MOURA
DATA: 14/06/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ATIVAÇÃO DE INFERÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA HABILIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA POR ALUNOS NA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Inferências. Compreensão. Educação de Jovens e Adultos
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente pesquisa trata da temática: inferências na compreensão textual. Possui como objetivo geral, analisar as estratégias inferenciais empregadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA na leitura de textos, a partir de atividades de leitura, observando estratégias de leitura empregadas pelos alunos, para estabelecer a compreensão leitora. A condução teórica teve por base: Linguística Cognitiva e a Pragmática, no intuito de entender questões informativas no processo de comunicação com o texto, por meio das pistas e dicas linguísticas que instigam os leitores a impulsionarem a produção de inferências. Nesse estudo, a linguagem é caracterizada pelas interações sociais; portanto, além dos aspectos cognitivos e linguísticos, o aspecto social e cultural deve ser levado em consideração no ato da leitura. Sendo assim, a abordagem sobre leitura partiu de uma visão multidisciplinar do processo, com a associação de pressupostos da Linguística Cognitiva, Pragmática e da Linguística textual (LT), o que é proposto, por exemplo, nos estudos de Van Dijk (2012) que promove uma interseção da LT e da Psicolinguística. Além dos autores citados, complementam a base teórica: os estudos de Marcondes (2005), Dascal (2006), Koch (2003), Grice (1975), Ducrot (1977), Searle (1996), e outros que possibilitaram ampliar as reflexões. Os resultados indicam que os alunos da EJA, observados neste estudo, conseguem realizar estratégias próprias de leitura, para o processamento da compreensão, a partir das pistas textuais disponíveis no texto, mas o grau de estabelecimento se relativiza considerando os níveis de conhecimento dos sujeitos leitores.

Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 19/05/2022 16:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 12:31