Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS
DATA: 10/06/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LETRAMENTO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE DOS ALUNOS DE LETRAS: uma construção narrativa
PALAVRAS-CHAVES: Letramentos. Identidade Profissional Docente. Narrativas Autobiográficas
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos dos letramentos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí/UFPI e lança o olhar para os letramentos e as identidades profissionais docentes, delimitando como objetivo principal investigar os letramentos e o processo de constituição da identidade profissional docente, na formação inicial do curso de Letras/Português, haja vista o processo de graduação ser um momento de importantes decisões no que diz respeito ao reconhecimento e atuação dos sujeitos como profissionais, nesse caso, docentes. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, tendo Street (1995, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) entre outros como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Apoia-se ainda na Teoria Social de Identidade(s) como construção social fragmentada(s) e descentralizada(s) (HALL, 2006), as quais “não estão nos indivíduos, mas são construídas nas interações com as pessoas” (MOITA-LOPES, 2002, p.47) e por meio das narrativas de si (RICOEUR, 1997), inseridas nas relações de ordem intrapessoal, interpessoal e institucional, por isso, sempre em constantes mudanças. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí. Os dispositivos metodológicos adotados para o procedimento de coleta de dados foram narrativas autobiográficas escritas, fruto de seis telas de conversas realizadas com os nove sujeitos colaboradores da investigação. No que se refere ao aporte teórico-metodológico, consideram-se as narrativas um instrumento de mediação na revelação das identidades, fruto de reflexões de vida dos próprios sujeitos, de acordo com Passegi (2010), Josso (2010) e Warschauer (2017). Espera-se, com esse estudo, resultados relevantes do ponto de vista sociocultural e acadêmico-científico, já que se insere no âmbito não apenas dos estudos de linguagem, mas também do ensino, à medida que, r(e)pensando e r(e)contando suas histórias de vida, os sujeitos colaboradores (re)configuram suas autoimagens e sua futura atuação como docentes.

Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Externo à Instituição - ESTELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 17:50