Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO AILTON FERREIRA DE CERQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO AILTON FERREIRA DE CERQUEIRA
DATA: 20/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/bgj-rzfi-uby
TÍTULO: SEMIOLINGUÍSTICA E JORNALISMO NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA DO GÊNERO REPORTAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Semiolinguística. Ensino. Leitura. Reportagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Nesta tese, propõe-se uma reflexão sobre a Teoria Semiolinguística do Discurso, proposta pelo linguista francês Patrick Charaudeau, e o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na leitura, interpretação e compreensão do gênero reportagem, a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Essas escolhas são provenientes das potencialidades pedagógicas da perspectiva semiolinguística, do impacto do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio nas práticas pedagógicas e da publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trouxe como uma das novidades a valorização do campo jornalístico-midiático como um dos campos de atuação social para contextualizar as práticas de linguagem nos ensinos Fundamental e Médio. Como objetivo geral, pretende-se apresentar uma proposta de ensino de leitura do gênero reportagem, com base na fundamentação da Teoria Semiolinguística do Discurso. De forma específica, também se pretende (1) investigar a dimensão discursivo-social do gênero reportagem, a fim de detalhar seu contrato de informação midiático, a finalidade desse contrato, a identidade das instâncias de produção e recepção, além dos dispositivos de encenação; (2) avaliar as competências e as habilidades propostas na Matriz de Referência do Enem e na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio – para a área de Linguagens, com ênfase em Língua Portuguesa, a fim de compreender seus propósitos e concepções; e (3) caracterizar, a partir da análise de itens do Exame Nacional do Ensino Médio, as práticas de leitura do gênero reportagem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio. Em Charaudeau (1994, 1995, 1996, 1999, 2001a, 2001b, 2005, 2010, 2016, 2018a e 2018b) estão as principais bases teóricas deste projeto, mas também é importante destacar as contribuições de pesquisadores brasileiros, como Machado e Mello (2001), Pauliukonis (2012, 2019 e 2020), Feres (2011, 2014 e 2017), além de Xavier, Rebelo e Monnerat (2021), que associam a abordagem semiolinguística às práticas de ensino. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa, quanto aos meios, caracteriza-se como bibliográfica pois apresenta um levantamento das principais publicações relacionadas aos temas investigados, e, quanto aos fins, é classificada como aplicada, por procurar estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a melhoria dos indicadores de leitura de estudantes do Ensino Médio, por exemplo. De forma sintética, neste texto, são apresentados resultados preliminares, que constituem algumas recomendações relativas à inter-relação entre a Teoria Semiolinguística e o ensino de leitura do gênero reportagem.

Externo à Instituição - BEATRIZ DOS SANTOS FERES - UFF
Presidente - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Notícia cadastrada em: 02/06/2022 10:39