Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDA VELOSO AMORIM OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDA VELOSO AMORIM OLIVEIRA
DATA: 25/09/2014
LOCAL: Sala de Estudos de Linguagem - CCHL
TÍTULO:

MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTO DIGITAL NA UNIVERSIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS DA UFPI

PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos; Letramento digital; Ensino de leitura e produção de texto.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Este trabalho tem como objeto de estudo as atividades de leitura e de produção textual desenvolvidas na disciplina de Leitura e Produção de Texto II, do curso de Letras Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tanto na modalidade de ensino presencial quanto a distância. Pretende-se responder à problemática: As atividades de leitura e de produção textual propostas na disciplina de Leitura e Produção de Texto II, nas modalidades de ensino presencial e a distância, do curso de Letras Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), favorecem os multiletramentos e letramento digital dos professores egressos? Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral desta pesquisa: analisar à luz da Teoria dos Novos Letramentos, com foco nos multiletramentos e letramento digital, essas atividades. Ademais, pretendeu-se, a partir desta pesquisa, atingir os seguintes objetivos específicos: identificar, descrever e comparar as atividades de leitura e de produção textual propostas na disciplina de Leitura e Produção de Texto II e que favorecem os multiletramentos e letramento digital, além disso, caracterizar e comparar as ações dos professores e estudantes, respectivamente, durante o processo de condução e execução dessas atividades, nas referidas modalidades. Utilizou-se como aporte teórico principalmente Cope; Kalazantzis (2006); Rojo (2009, 2013); Rojo; Moura (2012); Dionísio (2011) sobre multiletramentos e para nortear a discussão sobre Letramento digital, Soares (2002); Buzato (2007); Coscarelli; Ribeiro (2001) e Xavier (2011). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, qualitativa, de natureza etnográfica, optou-se pelo uso das técnicas de observação sistemática, entrevistas informais, aplicação de questionários e gravações para coleta de dados. Além disso, adotou-se o evento de letramento como unidade de análise desse estudo, para transcrição das atividades que envolveram leitura e produção de textos em sala de aula, às quais foram descritas levando-se em consideração as convenções de protocolo de aula adotadas por Bortoni-Ricardo e Castanheira (2011). Além disso, pautou-se na análise do material didático, seja impresso ou virtual, utilizado para realização das atividades de leitura e produção textual nas duas modalidades.

Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 02/09/2014 11:13