Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA FIGUEIREDO CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA FIGUEIREDO CRUZ
DATA: 11/12/2018
LOCAL: Sala de aulas do Programa de Pós-graduação em Odontologia
TÍTULO: Impacto do provável bruxismo do sono na qualidade de vida de pré-escolares
PALAVRAS-CHAVES: bruxismo do sono; pré-escolares; qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Este estudo tem como objetivo principal avaliar o impacto do provável bruxismo do sono na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de pré-escolares de Teresina-PI. Será desenvolvido um estudo observacional transversal, de base populacional, com crianças 5 anos de idade matriculadas em pré-escolas públicas e privadas da cidade de Teresina-PI e seus pais/responsáveis.O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e aprovado com parecer número 2.527.893. Os responsáveis assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os pré-escolares o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. Serão excluídas as crianças que os pais não autorizarem a participação no estudo ou aquelas portadoras de alguma síndrome ou necessidade especial, amelogênese imperfeita ou que utilizem aparelho ortodôntico fixo. Os dados serão coletados através de formulário sobre as condições socioeconômicas, demográficas e de saúde, questionário de qualidade de vida relacionada à saúde bucal The EarlyChildhood Oral Health ImpactScale (ECOHIS), e exame clínico dos pré-escolares. As crianças serão avaliadas para as condições de saúde bucal: cárie dentária (índices ceo-d e pufa), má oclusão (critérios de Foster e Hamilton), erosão dentária (índice O’Brien modificado) e provável bruxismo do sono. Dois examinadores previamente treinados e calibrados (valor de Kappa ≥ 0,7) examinarão as crianças. Previamente ao estudo principal, será realizado um estudo piloto para testar e avaliar a metodologia proposta para realização do estudo. Os dados serão digitados e analisados no programa StatisticalPackage for the Social Sciences (SPSS®, versão 20.0) para Windows.

Presidente - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Interno - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Externo à Instituição - NEUSA BARROS DANTAS NETA - FACID
Externo à Instituição - SAUL MARTINS DE PAIVA - UFMG