A temática relevo apresenta diversas significações e formas de abordagem. Ao ser submetida ao texto pedagógico assume características e reproduz discursos específicos. O entendimento de como o relevo se apresenta no ensino de Geografia dialoga, nesta pesquisa, com o tema relevo produzido nos currículos nacionais, estaduais e municipais. Esse encontro ocorre a partir da leitura de duas coleções de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental-Anos Finais e avalia os possíveis avanços, permanências e retrocessos entre as propostas, os documentos e o livro didático. A opção pela análise do livro didático reconhece o mesmo como um recurso didático capaz de produzir, reproduzir e dissolver realidades. Além disso, e diante de variadas ferramentas de ensino-aprendizagem disponíveis, o livro didático continua exercendo papel significativo no cotidiano escolar. O objetivo geral definiu-se como identificar a presença e a qualidade da temática relevo nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental-anos finais adotados em Teresina-PI, no triênio 2017-2019 e os que serão utilizados no quadriênio 2020-2024. Por sua vez, os objetivos específicos visam analisar a dimensão do tema relevo nos conteúdos de Geografia, em duas coleções de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental anos finais, recomendados pelo Ministério da Educação/Plano Nacional do Livro Didático 2017 e 2020 que foram e serão utilizados na Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI; verificar se a temática relevo em livros didáticos do Ensino Fundamental anos finais dialoga com as propostas curriculares nacional e municipal a fim de apresentar ao leitor possíveis semelhanças e dissonâncias entre o texto curricular produzido pelo Ministério da Educação; identificar quais os níveis das escalas espaciais, do fenômeno geográfico do tema relevo que são apresentados nos conteúdos de Geografia nos livros selecionados. As singularidades adquiridas pelo relevo quando conformadas ao texto pedagógico nos encaminha para a reflexão das generalizações, simplificações, reducionismos e mera reprodução de informações veiculadas por esses materiais educativos, fato que não coincide com a indicação de abordagem da temática pelas propostas curriculares. A leitura do relevo no livro didático de Geografia oportuniza a discussão da temática vinculada às noções de problema e destruição, materializada por espaços mais ou menos impactados ou alterados e reforça a reprodução de uma realidade construída. A apresentação de um mundo já pensado moldado pelo texto pedagógico não permite o desenvolvimento do senso crítico e nem mesmo reconhece a complexidade inserida na questão.